Desenhar Objetos 2D

Esta secção descreve os vários tipos de objetos 2D possíveis de criar. Veja Selecionar Localizações 2D para mais detalhes ou definir e selecionar localizações.


Desenhar Linhas

As funções seguintes permitem criar linhas e objetos criados a partir de linhas, como retângulos e polígonos:

Linha – LIN, Ctrl + L

Com esta função é possível criar uma linha singular, uma linha multi- segmento ou uma curva livre. Enquanto a criar linhas, estão disponíveis as seguintes funções adicionais:

Fechar - junta o último ponto ao primeiro de modo a fechar o polígono.
Livre - cria uma curva livre, ficando a carregar no botão do rato.
Pontos Finais - o modo por defeito em que cada clique do rato define um segmento.
Objetos Separados - cria cada segmento de linha como um objeto separado.
Um Objeto - cria um objeto que contenha todos os segmentos de linha.

Multilinha - MLL

Uma multilinha é um grupo de linhas equidistantes ou paralelas, que atuam como uma única entidade. Antes de criar multilinhas, é possível definir os parâmetros destas, tais como o número de linhas, distância a partir do centro e arredondamento.

Atributos da Multilinha - altera as propriedades durante a criação da multilinha.


Opções de múltiplas linhas


Exemplo de multilinhas criadas dentro de uma única função


Veio - SHAFT

Esta função cria veios ou outros objetos simétricos 2D. Antes de criar veios, é possível definir a visualização das coordenadas, os boleados ou chanfros ou a criação de partes cónicas ou cilíndricas. Quando a desenhar veios, as coordenadas são sempre mostradas como dX, dY. É possível escolher se a coordenada dX é medida a partir do primeiro ponto (comprimento total a partir do primeiro ponto) ou a partir do último ponto (comprimento de cada segmento).

Atributos do Veio - altera as propriedades durante a criação do veio.


Opções de veios


Exemplo de um objeto criados pelo Veio


Retângulo - RECT

Cria um retângulo pela definição de 2 cantos opostos. Se fizer clique com o botão direito do rato numa área vazia, no momento de definição do primeiro ou segundo canto do retângulo, vai surgir um menu e é possível a seleção do modo de incremento pelo cursor ou a entrada de dimensões exatas pelo retângulo, através do teclado.

Polígono - POL

Um polígono é um objeto em que todos os lados têm o mesmo comprimento. O polígono pode caber dentro ou fora de um raio especificado e é então possível definir o número de lados (vértices) e localização do vértice.



Opções para polígonos


Linha Tangente - TAN

Cria uma linha tangente pela seleção de 2 círculos ou arcos. Os pontos finais da linha tangente, são localizados nas áreas de seleção dos arcos ou círculos.


Setas

Setas - ARR

Uma seta é um segmento singular ou não, que possui uma cabeça de seta na ponta do seu último segmento.

Atributos de Setas - ARA

Esta função está disponível no menu Ferramentas. É possível definir os seguintes atributos:

  • Estilo das setas
  • Comprimento das setas
  • Em que extremidade da linha as setas são criadas


Definições do estilo de setas


Exemplo de vários tipos de setas (cada seta é um objeto singular)


Desenhar Curvas

Objetos 2D, Coordenadas XY do Ficheiro – 2DFF

Podem ser definidos vários tipos de objetos 2D por coordenadas X e Y, carregadas a partir de um ficheiro de texto. Veja a imagem abaixo. Depois de selecionar o tipo de objetos 2D e outras propriedades, selecione um nome de ficheiro. Os valores são carregados a partir de um ficheiro e é possível inserir um novo objeto 2D.



Objetos 2D, Coordenadas XY a partir de um Ficheiro


Elipse - ELL

Uma elipse pode ser criada definindo o eixo menor e maior ou projetando um círculo. Para criar um arco elíptico, podem ser definidos o ângulo final e inicial. Valores de ângulos idênticos, vão produzir uma elipse completa. É também fácil de especificar ângulos idênticos através de carregar na Barra de Espaços uma vez quando estiver a introduzir o primeiro ângulo e outra vez (sem mover o cursor) enquanto introduzir o segundo ângulo.

A elipse, é criada como uma curva NURBS.



Definição de elipses


Exemplo de uma elipse


Spline - SPL

Uma spline é uma curva definida por uma série de pontos. A spline passa pelos pontos definidos. É possível escolher criar uma spline aberta ou fechada e definir o número de segmentos usados para a visualização da curva. Uma curva fechada é ligada suavemente – a abertura entre o primeiro e o último ponto é inexistente. As splines são criadas como curvas B-spline.

As splines são criadas como curvas de interpolação NURBS.


Criar Pontos

Os pontos são usados no 2D como objetos auxiliares.

Ponto - POINT

Cria um ponto singular através da escolha de localizações de pontos.

Pontos no Arco - POC

Cria pontos ao longo de um arco. É possível especificar um número de pontos igualmente espaçados ou definir a distância entre pontos.

Pontos na Linha, Número - PLN

Cria um número especificado de pontos igualmente espaçados ao longo de uma linha.

Pontos na Linha, Distância - PLD

Cria pontos ao longo de uma linha, separados por uma distância especificada.

Pontos do Ficheiro - PFF

Insere pontos de um ficheiro de texto listados como coordenadas X e Y. Cada conjunto de coordenadas no ficheiro de texto devem estar separados por espaços.


Cria círculos e Arcos

Os círculos e arcos são o mesmo tipo de objetos; um círculo é um arco com 360 graus. Os ângulos dos arcos são medidos no sentido anti-horário, com os 0 graus no lado positivo do eixo do X. Se um círculo ou um arco for definido pelo arrasto do cursor, pode clicar com o botão direito do rato. Então vai surgir um menu e é-lhe possível selecionar o incremento de arrasto do cursor ou definir um valor exato para o raio, através do teclado. Na maioria das situações, o incremento do cursor é medido como Dx e DY a partir do último ponto definido ou a partir do centro de coordenadas. Mas, quando arrasta um círculo ou um arco a partir do seu centro, os incrementos do cursor são medidos como incrementos do raio.


Círculo Centro Raio - CCR

Cria um círculo definido por um ponto de centro e um raio.

Círculo Ponto de Centro - CCP

Cria um círculo por definição do ponto de centro e um ponto na circunferência.

Círculo por 2 Pontos - CR2

Cria um círculo por definição de 2 pontos na circunferência e um raio. O círculo é criado quando for especificado o lado do centro do círculo relativo à linha de ligação dos 2 pontos da circunferência.

Círculo por 3 Pontos - C3P

Cria um círculo por definição de 3 pontos na circunferência.

Círculo Tangente a 2 Objetos - CT2

Cria um círculo tangente a 2 objetos (linhas, círculos, arcos) com um raio especificado.

Círculo Tangente a 3 Objetos - TG3

Cria um círculo tangente a 3 objetos (linhas, círculos, arcos).

Grupo de Furos - HOL2

Cria um grupo de furos (círculos) ao longo de um círculo ou linha.

Arco Centro Raio - ACR

Cria um arco por definição do ponto de centro, raio e ângulos final e inicial. Para criar um círculo completo, os ângulos final e inicial devem ser idênticos. É muito fácil especificar ângulos idênticos apenas pressionando a Barra de Espaços uma vez quando da introdução do ângulo inicial e outra quando a introduzir o segundo ângulo (sem mover o cursor).

Arco Ponto de Centro - ACP

Cria um arco por definição do ponto de centro, um ponto na circunferência e ângulos final e inicial. Para criar um círculo completo, os ângulos final e inicial devem ser idênticos. É muito fácil especificar ângulos idênticos apenas pressionando a Barra de Espaços uma vez quando da introdução do ângulo inicial e outra quando a introduzir o segundo ângulo (sem mover o cursor).

Arco por 2 Pontos - AR2

Cria um arco por definição de um raio e 2 pontos finais. O arco é criado quando especificar o lado do centro do arco relativa à linha de ligação dos 2 pontos finais.

Arco por 3 Pontos - A3P

Cria um arco por definição do primeiro ponto final, um ponto na circunferência e um segundo ponto final.

Arco Ponto Tangente - APT

Cria um arco por definição do raio, um ponto na circunferência e uma linha tangente ou arco. O arco é criado quando especificar o lado do centro do arco.

Arco Tangente a 2 Objetos - AT2

Cria um arco tangente a 2 linhas ou arcos, especificando o raio do arco.


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

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