Editar e Apagar Objetos 2D
Esta secção descreve o modo como podem ser alteradas as formas dos objetos 2D selecionados e texto. Para informação de como selecionar objetos, veja Seleção Objetos 2D.
Pode selecionar um comando e depois os objetos a serem editados. Ou, pode selecionar os objetos primeiro e depois um comando. Pode também selecionar um objeto ou objetos, fazer clique com o botão direito do rato, numa área vazia e selecionar um comando a partir dum menu de pop-up.
Apagar Objetos
Apagar Objetos 2D – DOB, Ctrl + D |
Apaga um ou mais objetos 2D selecionados.
Alterar a Geometria dos Objetos
Cortar - TBO |
Remove secções de linhas ou arcos, que cruzam outras curvas de corte. É possível definir uma linha de corte temporária de corte através de 2 pontos.
Remover Segmento - RSG |
Remove um segmento de um arco ou de uma linha. O segmento removido é definido por 2 pontos.
Estender - EBO |
Estende linhas ou arcos, até uma curva definida. É possível definir uma linha de extensão temporária de corte através de 2 pontos.
Linha Interrompida - BLN |
Cria uma marca de interrupção numa linha selecionada através da seleção de uma localização para cada marca de quebra.
Exemplo de linhas interrompidas
Círculo a Partir de Arco - CEC |
Cria um círculo completo a partir de um arco selecionado.
Editar Spline - ESP |
Edita uma spline selecionada. Deve selecionar um dos pontos de definição da spline e arrastar para uma nova localização. Enquanto a arrastar, a forma da spline, muda dinamicamente. Carregue em Enter ou com o botão do lado direito do rato para terminar a edição.
Alterar Comprimento da Linha - CHLL |
Altera o comprimento de uma linha selecionada ou executa o estiramento.
Alterar o Raio do Arco - CHAR |
Altera o raio de um círculo ou de um arco selecionado. Se o arco for criado como um canto arredondado, o sistema altera o raio do boleado. Pode selecionar várias linhas, arcos ou vários cantos arredondados 2D. A alteração é efetuada num único passo, para todos os objetos selecionados.
Criação de Cantos, Chanfros e Boleados
Cada uma destas funções, pode ser aplicada a linhas, arcos ou segmentos NURBS. É possível selecionar ambos os segmentos de uma vez com o modo de intersecção ligado, indicado por uma forma em V no cursor. Se os segmentos forem selecionados separadamente, pode escolher aplicar a função ao primeiro, segundo ou ambos. Se qualquer dos segmentos for cortado como resultado da função, deve efetuar a seleção do lado a manter.
Seleção de Cantos, Chanfros ou Boleados numa Única Etapa
Em vez de selecionar um comando particular (por exemplo, por clique num ícone correspondente), podemos clicar e manter pressionada a tecla Shift movendo ao mesmo tempo o cursor sobre os cantos ou as intersecções dos objetos 2D. Sempre que surgir um símbolo em forma de V, podemos fazer clique com o botão direito do rato e selecionar canto, chanfro ou boleado a partir do menu.
Em algumas situações não são permitidas todas as três possibilidades. Se já tiver selecionado uma função (como o boleado), pode continuar a bolear os cantos depois de terminar cada passo, até fazer a seleção de outro comando ou fazer a interrupção por clique na tecla de ESC.
Selecionar uma intersecção a ser arredondada
Resultado do boleado
Canto - CCO |
Cria um canto na intersecção dos segmentos selecionados. Os segmentos vão ser cortados ou estendidos de modo a poder criar o canto, por isso deve selecionar os segmentos na porção não cortada.
Chanfro - CHM, Ctrl + R |
Cria um chanfro angular entre 2 linhas. É possível definir o chanfro por uma distância ao longo de cada segmento ou pela distância e um ângulo em cada segmento. É possível escolher se pretende cortar ou estender os segmentos.
Boleado – RND, Ctrl + F |
Executa um canto boleado entre 2 linhas ou arcos. Quando aplicado a 2 arcos, é possível escolher um resultado côncavo ou convexo. É também possível escolher se pretende cortar ou estender os segmentos.
Partir e Dividir Objetos 2D
Explodir - EXP |
Explode objetos 2D selecionados nas suas formas mais básicas. Os objetos são explodidos de acordo com o seu tipo e como se segue:
- Linhas, retângulos e polígonos tornam-se segmentos de linhas simples
- Polilinhas tornam-se linhas, arcos ou splines
- Setas tornam-se linhas
- Padrões tornam-se linhas
- Eixos tornam-se linhas
- Dimensões tornam-se linhas, setas, círculos e texto
- Textos tornam-se linhas singulares de texto
- Símbolos tornam-se nos objetos que contêm
- Blocos tornam-se nos objetos que contêm; blocos ligados tornam-se em blocos simples
Dividir por Ponto - BPO |
Divide a linha ou o arco na localização selecionada, criando 2 objetos separados.
Dividir por Curva - BBO |
Divide a linha ou arco por uma curva específica, criando 2 objetos separados. É possível definir uma curva temporária por seleção de 2 pontos.
Edição de Texto
Editar Texto - ETX |
Modifica o texto selecionado. As linhas de texto aparecem na janela de edição, onde podem ser editadas.
Atributos do Texto - TAC |
Modifica os atributos do texto selecionado. Antes de selecionar o texto a alterar, devem ser definidos os novos atributos e onde os parâmetros do texto, fonte e ponto de inserção vão ser alterados.
Alinhar Texto - JTX |
Move as linhas de texto horizontalmente, alinhadas com um ponto de centro ou com outro ponto selecionado.
Largura do Texto - TWD |
Altera a largura do texto selecionado. A nova largura do texto é determinada a partir de uma relação entre 2 distâncias definidas pelo cursor.
Mover Texto Verticalmente - MTL |
Move as linhas de texto verticalmente. A distância é um fator do espaçamento da linha e devem ser introduzidas as linhas a mover. O texto pode ser movido depois de ser apagado ou em ordem de inserir texto entre as linhas.
Janela para Mover Texto
Explodir Fonte em Segmentos- BTF |
Explode letras de texto 2D em segmentos simples. Em versões mais antigas, os contornos explodidos das fontes eram usados para fazer a criação de textos 3D. Agora, os objetos de texto 3D, podem ser criados por comandos relacionados com as extrusões de fontes – veja Texto 3D