As funções relativas aos padrões são tipicamente usadas para identificar secções e preenchem zonas fechadas. Um padrão simples consiste numa série de linhas num ângulo e separação especificados. É também possível selecionar um padrão pré-definido com uma determinada densidade de linhas ou criar um padrão próprio. As fronteiras do padrão podem ser definidas pela seleção individual dos segmentos, por deteção automática da fronteira ou por deteção automática da fronteira da secção 3D, exportada do 2D. As fronteiras do padrão devem ser fechadas e quaisquer entidades que estejam parcialmente dentro desta fronteira não vão ser usadas. As fronteiras dos padrões podem incluir ilhas.
Se forem criados padrões em vistas 3D, exportadas a partir do espaço 3D para o ambiente 2D (padrão ou secções 3D), as ligações entre os padrões e os objetos 3D correspondentes, são estabelecidas. Depois da geometria 3D ser alterada e voltar ao modo 2D, os padrões são atualizados automaticamente. Veja Atualizações automáticas de dimensões, eixos e padrões de alterar o 3D
Preenchimento Sólido
Para usar o preenchimento sólido, deve escolher e selecionar o padrão de linhas horizontais e definir uma distância de linhas mais pequenas que a espessura de impressão das linhas.
Padrão de Objetos 2D
Padrão, Selecionar Fronteiras - HAT
As fronteiras da área onde vai ser aplicado o padrão, são selecionadas pelo cursor. Opcionalmente pode usar:
Detetar segmentos individuais da área – selecione um segmento e uma direção para a qual esses segmentos vão ser detetados. Confirme cada segmento, por clique do rato. A deteção vai ser parada de pois da fronteira estar terminada, ou numa extremidade de um segmento.
Detetar fronteira de área contínua – selecione um segmento e uma direção para a qual esses segmentos vão ser detetados. É detetada uma fronteira completa ou é terminada na extremidade de um segmento.
Segmento de fecho de área temporário – permite a criação de uma linha, linhas, círculo ou arco, temporariamente. Pode ser usado para fechar uma área aberta ou criar ilhas ao redor de um texto.
Objeto temporário – é similar à opção anterior, com exceção de que o objeto temporário não está pré-selecionado. Pode ser usado convenientemente se necessitar de criar uma ilha ao redor de um texto e esse texto atravessar parcialmente a fronteira da área existente.
Remove temporariamente o objeto limitador.
Deteção automática de secção 3D – liga ou desliga a deteção das fronteiras das secções. Esta opção permite a aplicação do padrão, nas secções 3D de modo conveniente. A seleção das fronteiras das secções 3D, deve ser combinada com outras opções, porque as fronteiras das secções, podem possuir partes escondidas, ou conter linhas sobrepostas ou cruzadas.
Deteção atualizável de secções 3D. Ao contrário da opção anterior, esta deteta toda a fronteira do padrão, criada pela exportação de uma secção 3D. As linhas cruzadas, são removidas automaticamente.
Bloqueio automático dos tipos de linha selecionados. Esta opção exclui automaticamente, a deteção de eixos ou linhas invisíveis, por exemplo, desenhadas num estilo não contínuo.
Padrão, Detetar Fronteiras Automaticamente - AHB
Contrariamente ao comando anterior, este método de padrão deteta as fronteiras fechadas, automaticamente, durante o movimento do cursor. Esta deteção automática, pode ser ligada ou desligada. Todas as outras opções disponíveis, são as mesmas que para o comando anterior.
Os limites das áreas preenchidas com padrões, são maioritariamente criadas com linhas contínuas. Por defeito, os outros estilos de linha, são excluídos da deteção automática de limites. Pode ligar a deteção de linhas descontínuas, se clicar num ícone correspondente na barra de ferramentas de seleção, entre outras opções adicionais.
Seleção do Estilo de Padrão
Pode escolher entre um padrão simples ou um padrão complexo. Se for selecionado um padrão simples, são definidos um ângulo e uma distância no padrão. Em ambos os casos, pode mover a barra de deslize, na janela do estilo do padrão, para alterar a densidade do padrão em modo dinâmico. Clique no botão “Recalcular escala do ângulo/distância” para alterar a densidade do padrão.
Seleção de Padrão Simples
Seleção de Padrões
Editar Padrões
Alterar Estilo do Padrão - CHHP
Altera o estilo dos padrões existentes. A definição do estilo, é a mesma que para os padrões criados recentemente.
Alterar Área do Padrão ou Estilo - CHH
Este comando altera o estilo dos padrões existentes de modo similar ao comando anterior. Contudo, redefine a fronteira da área do padrão. O estado inicial da nova fronteira, é definido pela localização, onde vai clicar os padrões, para os selecionar. A fronteira, pode ser adicionada ou eliminada, do mesmo modo que para os padrões novos. O comando pode ser usado convenientemente, se a forma da área do padrão, tiver sido modificada.
Criação de um Padrão
Criar Padrão - CHP
Esta função permite criar o seu próprio padrão ou editar algum já existente. Cada padrão a criar pode suportar até 8 grupos de linhas. Cada grupo é definido pelo ângulo e uma distância básica. É possível também definir algumas linhas no grupo que podem estar invisíveis. A cada linha pode estar associado um estilo de linha, consistindo num número de linhas de um comprimento especificado.
Interface, exemplos de vários passos de inserção, como cliques com os botões do rato, teclas de atalho e combinações. Exemplos de deteção, seleção de objetos e alterações de vista.
Barras de ferramentas flutuantes, pop-up menu. Pontos de localização do objecto 2D. Comprimento fixo (bloqueado), ângulo ou coordenada (usando a tecla TAB). Coordenadas XY, Dx Dy, ângulo e raio (usando as teclas K, D, R). Linhas de construcção. Grelha auxiliar (localizada pela barra de espaços). Linhas de construcção temporárias. Alteração do centro de coordenadas (usando a tecla K). Centro de coordenadas temporário (para os valores XY mostrados). Coordenadas 2D mostradas. Alteração de onde é medida a localização de Dx Dy. Inserir Dx Dy a partir de uma localização selecionada (usando a tecla D). Centro de coordenadas + TAB (valor bloqueado). Centro de coordenadas + TAB + linhas de construcção temporárias. Centro de coordenadas + Dx Dy (usando a tecla D). Desactivar a detecção automática de objectos 2D – clique e mantenha a tecla F2
Barras de ferramentas flutuantes, pop-up menu. Selecção de acordo com o tipo de objecto (filtro de selecção). Selecção de acordo com o atributo do objecto – cor, tipo de linha... (filtro de selecção). Selecção usando o clique com o botão direito do rato, num objecto 2D. Alteração dos atributos dos objectos 2D (cor, tipo de linha...). Selecção de todos os círculos, excepto os vermelhos (usando a palete de cores por defeito).
De um ponto para outro ponto. Usar linha guia. De acordo com os valores inseridos do teclado (xy, dx dy, ângulo raio, invocado clicando nas teclas K, D, R). Usar valores (bloqueados) fixos (usando a tecla TAB). Combinação de várias ferramentas (TAB, dx dy...). Linhas tangente.
Arrastar, começar por Ctrl+Shift+mover o cursor por cima do objecto. Arrastar – clicar com o botão direito do rato. Dois métodos, localização diferente no centro. Arrastar, clicar num ícone. Usar Ctrl+X, Ctrl+V. Translacção por um vector definido. Translacção para um centro mudado. Localizar, usando o movimento incremental do cursor.
Estiramento, arrastar pelo cursor. Alterar o comprimento de uma linha (estiramento). Alterar o raio de um círculo (pelo movimento do cursor). Escala anisotrópica, espelho.
Boleado de cantos 2D, acesso imediato (usando a tecla Shift). Boleado de cantos 2D. Chanfros em cantos 2D, acesso imediato (usando a tecla Shift). Chanfros em cantos 2D. Criar um canto (usando a tecla Shift). Edição de um raio de um boleado.
Estender até uma fronteira. Criar um círculo complete, a partir de um arco. Remover um segmento. Cortar. Dividir um objecto por uma fronteira. Dividir um objecto por um ponto.
Alterar a cor. Alterar o tipo de linha. Alterar os níveis. Objectos esconder/mostrar (vísivel/invísivel). Alterar a espessura mostrada - 1 ou 2 pixels.
Dimensionamento horizontal e vertical, usando linhas temporárias (tecla Shift para centramento). Dimensionamento em série (usando a tecla Ctrl para definir o primeiro ponto). Dimensionamento por linha base (paralelo), usando a tecla Ctrl para definir o primeiro ponto. Dimensionamento alinhado (diagonal), definido por um comando (clique num ícone), ou na tecla Ctrl + mover por cima de uma linha ou dimensão. Dimensionamento de chanfros (tecla Shift para detectar um chanfro). Dimensionamento de boleados, diâmetros e roscas. Dimensionamento Angular. Numeração de itens.
Formato do desenho, limite da folha. Escala do desenho. Usando níveis 2D, alterações automáticas dos níveis 2D. Configurações por defeito para um ficheiro novo.
Desenhar objectos 2D e preencher as legendas manualmente, na área 2D. Objectos 2D e legendas, criadas automaticamente a partir do espaço 3D. Impressão para PDF.
Criação de formas sólidas pré-definidas (Caixa, cilindro, cone, tubo...). Todos os sólidos podem ser criados por rotação, extrusão ou lofting de contornos.
Rotação e lofting entre dois contornos diferentes, como por exemplo, entre um círculo e um retângulo ou entre círculos com raio diferente. A alteração do perfil, é linear ou permite a direção tangente em ambas as extremidades.
Criação de furos simples e furos roscados, cortando por um contorno extrudido, criando um rasgo ou cortando por uma caixa. O eixo X de uma ferramenta, é sempre perpendicular à superfície selecionada.
Edição de elementos sólidos, pela alteração das suas dimensões. Os valores podem ser definidos em tabelas ou por dimensões 3D. Edição de dimensões juntamente com a alteração na localização de elementos sólidos.
Um elemento sólido, pode ser selecionado pelo cursor (clique e mantenha pressionado a tecla Ctrl, mova o cursor por cima deste), ou a partir do esquema da Árvore Boolena.
1. Uma placa 10x100x100mm, uma matriz de 4 parafusos (parafusos de cabeça hexagonal) M12-50. De seguida, um tubo 50x4 - comprimento 120. Alterar a sua visualização para transparente. Inserir uma caixa 10x50x30mm, criar uma cópia idêntica e inserir um parafuso M12-60. Depois inserir uma porca e anilhas correspondentes.
2. Alterar as dimensões da caixa, alterar o comprimento do parafuso para 65mm e depois, executar a interferência entre sólidos. Os furos para os parafusos, são criados pelo corte e manutenção da ferramenta cortante (um parafuso).
3. Os materiais estão definidos (graus do aço...), o volume, a massa e as áreas de superfície estão verificadas. Trabalhar com um esquema de montagem, usando uma legenda para a montagem, definição dos atributos do sólido (peça) e criação da montagem – ligações da peça (isto é uma das alternativas). A montagem está guardada. Na interface da Lista de Materiais, a numeração de itens é criada automaticamente e as escalas do desenho e os formatos, estão definidos. Finalmente, vão ser verificadas a massa e a área de superfície e copiados alguns dos atributos comuns.
4. Guardar as ligações da sub-montagem (é criada uma sub-montagem soldada).
5. Na interface da Lista de Materiais, estão definidos o nome, o número do desenho e a numeração do item. É verificada de novo o somatório da massa.
6. Abrir a sub-montagem, abrir o primeiro ficheiro da peça e criar os dados 2D a partir das vistas 3D. Depois, inserir os limites para a folha, uma legenda, criar os eixos e as dimensões, guardando e fechando o ficheiro para terminar. De seguida, abrir a segunda peça e de novo, criar os objectos 2D a partir das vistas 3D, inserir um limite para a folha, uma legenda, a numeração para o item e guardar, fechando mais uma vez para terminar. Na próxima etapa, criar os objectos 2D a partir da montagem 3D. Finalmente, executar a renderização melhorada (usando a tecla Ctrl+F1).