Representação de Forma de Objetos 3D
Os objetos 3D criados no VariCAD, são descritos como superfícies fechadas. Os objetos carregados a partir de um ficheiro STEP, podem também ser cascas abertas, ou no caso de terem erros detetados, superfícies originalmente fechadas - com algumas superfícies em falta. Os sólidos com superfícies em falta, cascas abertas ou conjuntos de superfícies, podem também ser criadas por conversão de outros tipos – pelos comandos do VariCAD.
Todos os tipos de objetos, podem conter atributos de sólidos, de modo a que apareçam na Lista de Materiais ou noutras listas de peças. Todos os tipos podem ser exportados do 3D para o 2D, como parte de um desenho 2D. Todos os tipos, podem ser guardados para STEP, IGES ou STL. Podem ser detetadas as localizações ou medir as distâncias ou as coordenadas dos pontos de todos os tipos. É possível definir os constrangimentos nos sólidos para qualquer destes tipos.
Por outro lado, pode calcular o volume, massa ou o momento de inércia (relacionado com o eixo de rotação) para quaisquer superfícies fechadas – para sólidos normais.
Tipos de Representação de Forma
Exemplo de uma superfície fechada, em falta ou uma casca aberta
Superfícies Fechadas (Cascas Fechadas)
Superfície fechada, quer dizer que esse objeto – sólido, está completamente rodeado por superfícies. Cada superfície, tem um limite exterior criado por curvas 3D. Cada curva dessas, liga duas superfícies adjacentes. Todas as operações disponíveis para os objetos 3D no VariCAD, são suportadas.
Sólidos com Superfícies em Falta
Este tipo de objeto foi originalmente criado como um sólido, descrito por superfícies fechadas. Durante a importação do STEP, devido a problemas detetados, foram apagadas uma ou mais superfícies. Também, as superfícies podem ser apagadas no comando correspondente do VariCAD – ver abaixo.
Os objetos com superfícies em falta, suportam a grande maioria das operações 3D do VariCAD, com a exceção do volume e momento de inércia. As operações booleanas e o boleamento de arestas, podem estar também limitadas. Estas funções não podem trabalhar, se por exemplo as curvas de intersecção criadas, por um corte booleano, intersectam uma aresta de uma superfície em falta.
Os sólidos com superfícies em falta, são visualizados como “objetos com aberturas”. Pela superfície em falta, é possível ver o sólido por dentro.
Cascas Abertas
As cascas abertas, também são descritas de modo similar às superfícies fechadas, por superfícies e curvas 3D, com duas superfícies adjacentes. Contudo, as cascas abertas, contêm também curvas que rodeiam apenas uma superfície.
As cascas abertas, não suportam quaisquer cálculos de volume ou momento de inércia e não suportam qualquer operação booleana ou boleamento. Se necessário, é possível converter as cascas abertas para objetos com superfícies em falta e executar estas operações nos objetos convertidos. Também, é possível selecionar um ou mais ou mesmo todas as superfícies e criar uma casca com uma espessura definida, pela equidistante das superfícies selecionadas. Veja Superfícies Equidistantes – Cascas Grossas.
As cascas abertas são visualizadas como superfícies de espessura zero. A superfície tem o mesmo aspeto de ambos os lados.
Conjunto de Superfícies
O conjunto de superfícies, é descrito como um conjunto de superfícies singulares. Cada superfície está rodeada pelo seu limite exterior. Não existem superfícies vizinhas definidas. Esta forma de representação, suporta apenas operações básicas (ver acima). Se converter um objeto selecionado, para esta representação, não é possível reverter (exceto o desfazer do comando de edição, senão sair da sessão do VariCAD).
Se um STEP contém uma representação de formas por recurso a facetas triangulares (similar aos dados STL), o VariCAD pode carregar estes triângulos como um conjunto de superfícies. Contudo, esta representção é apenas aproximada. Tipos diferentes de superfícies que não planos, são substituídos por um certo número de facetas planares. Mais, esta representação requer um valor bastante elevado de memória RAM.
Converter Representações de Forma para Tipos Diferentes
Além da representação de forma diferente das superfícies fechadas (sólidos) usada nos objetos carregados a partir de um ficheiro STEP, é possível converter também os objetos para outros tipos, através dos comandos do VariCAD.
Podem existir também várias razões para essas conversões:
- Os objetos devem ser guardados para STEP por outro software, que necessite de cascas abertas ou conjuntos de superfícies, mas não sólidos fechados.
- Se necessitar de executar uma operação booleana ou bolear uma casca aberta, é possível converter para um objeto com superfícies em falta.
Para a conversão, pode fazer clique com o botão direito do rato num objeto e selecionar o tipo de conversão do menu que surge. Contudo, esta seleção não é possível para o tipo mais convencional – para superfícies fechadas (sólidos).
Ao contrário, use os comandos seguintes:
Converte um Sólido para Casca Aberta - OSHELL |
Selecione as superfícies que vão ser removidas durante a conversão. Também de modo opcional, selecione as superfícies que vão criar a casca aberta (como possibilidade oposta da seleção de superfícies).
Converter Sólido para Objeto com Superfícies em Falta - PTCHM |
A seleção de superfícies é similar à criação de uma casca aberta
Converter Sólido para Conjunto de Superfícies - PTCHS |
A seleção de superfícies, é também similar à criação de uma casca aberta
Para os comandos acima, a seleção de superfícies, oferece várias opções:
Selecionar Todas Exceto as Detetadas – são selecionadas todas as superfícies do sólido, exceto uma superfície que foi clicada. Esta opção pode ser conveniente se necessitar de remover apenas uma superfície, ou apenas algumas – as outras são selecionadas nos próximos passos. |
Selecionar Um Lado da Casca – clique numa casca, criada no VariCAD como equidistante de superfícies. Toda a superfície é selecionada. Esta opção pode ser usada por exemplo, se necessitar de exportar uma casca com espessura definida para um sistema que exija uma casca aberta com espessura zero. |
Todo o Sólido de uma Chapa Quinada – clique num sólido. Se o sólido for criado com um objeto de chapa quinada, todo o lado correspondente (superfície) é selecionado. |
Superfícies Selecionadas São Guardadas – se verificadas, todas as superfícies selecionadas são usadas para a conversão da forma do sólido. |
Superfícies Selecionadas São Removidas – se verificado, todas as superfícies selecionadas são removidas antes da conversão da forma do sólido. Esta é a possibilidade oposta à opção anterior. |
Realçar Objetos com Superfícies Abertas
Como escrito acima, algumas operações executadas nos sólidos abertos, são limitadas ou não são suportadas. O VariCAD fornece possibilidades de realçar esses objetos. É possível também realçar as fronteiras das superfícies contínuas das cascas abertas ou dos sólidos com superfícies em falta. De modo consequente, pode facilmente visualizar esses objetos de todo o espaço que não suportem todas as funcionalidades dos sólidos standards fechados disponíveis.
Para visualizar todas as fronteiras dos sólidos com superfícies em falta ou fronteiras de uma casca aberta, faça clique com o botão direito do rato e selecione a funcionalidade do menu.
Estão disponíveis as possibilidades de verificação das cascas abertas:
Visualizar Todos os Sólidos Abertos - DOS |
Este comando realça de modo opcional, todos os sólidos abertos ou todas as fronteiras das superfícies continuas.
Visualizar Todas as Aberturas no Sólido Aberto - DHOS |
Este comando visualiza as fronteiras das superfícies contínuas, do objeto selecionado. As operações booleanas ou os boleamentos, não são suportados, se as intersecções calculadas durante a operação, mais tarde intersectam estas fronteiras.
Visualizar Todas as Aberturas no Sólido Aberto ao Redor das Superfícies Eliminadas - DHEOS |
Este comando visualiza as fronteiras das superfícies contínuas, do objeto selecionado, de modo similar ao comando anterior. Contudo, apenas as fronteiras das superfícies eliminadas, são realçadas. As superfícies eliminadas, são removidas durante a importação dos ficheiros STEP, se for detetado um erro e a superfície não poder ser processada. Este comando é muito útil como meio de deteção de objetos carregados e incompletos a partir do STEP.
Exemplo de fronteiras realçadas, num sólido aberto, aqui um sólido com uma superfície em falta