Parâmetros

Os parâmetros podem ser usados sempre que um objeto 3D requer valores definidos. O valor pode ser uma constante numérica, um parâmetro simples ou uma expressão matemática que opcionalmente pode conter parâmetros. Os parâmetros podem definir as dimensões dos objetos ou um posicionamento dentro de um sólido, se usado em conjunto com os constrangimentos geométricos. A alteração dos valores dos parâmetros, faz com que todos os objetos 3D sejam reconstruídos. Os parâmetros não são suportados no ambiente 2D.


Definição de Parâmetros

Os parâmetros podem conter números ou letras. Um parâmetro deve começar com uma letra e não com um número. As letras permitidas são a..z e A..Z. O uso de letras gregas ou caracteres cirílicos, chineses ou japoneses, não é permitido. A definição das expressões matemáticas, está descrita em: Expressões Matemáticas.


Os parâmetros podem ser definidos na função PAR (veja abaixo), ou pode ser escrita no campo de introdução de valores, em substituição de valores numéricos. Se um parâmetro não existir, é possível confirmar a criação de um novo. O valor numérico por defeito, é também o valor por defeito de novos parâmetros.


Parâmetros num Ficheiro

Uma vez definido, um parâmetro pode ser guardado numa tabela de parâmetros. A tabela de parâmetros é uma parte do espaço 3D. Os parâmetros são guardados e carregados juntamente com o ficheiro correspondente 3D/2D (documento). Se um documento contiver objetos inseridos a partir de ficheiros peça (se um documento for um ficheiro montagem), então cada grupo de montagem vai ter a sua própria tabela de parâmetros. A tabela de parâmetros usada para um grupo de montagem é de facto a tabela de parâmetros inserida a partir de um ficheiro peça.


Se um ficheiro for inserido para o ficheiro corrente (documento), a tabela de parâmetros do ficheiro inserido é comparada com a do ficheiro corrente. Se os novos parâmetros não estiverem definidos na tabela corrente, estes são aceites. Se eles existirem e tiverem valores diferentes, são rejeitados e as dimensões correspondentes são alteradas para os valores constantes.


Parâmetros em Sólidos Escalados

Se escalar sólidos selecionados e os sólidos usarem valores nos parâmetros, todos esses valores são alterados para constantes. Similarmente, todos os valores paramétricos, são alterados para constantes se alterar as unidades do documento corrente (milímetros para polegadas ou vice-versa). Em ambos os casos, é sempre questionada a operação.


Tipos de Parâmetros

Os parâmetros são divididos em 3 tipos:

  • Parâmetros Lineares. Estes parâmetros são usados para a definição de comprimentos, diâmetros, espessuras, raios de boleados, etc. Os parâmetros lineares podem ser usados em expressões matemáticas. O valor do parâmetro corresponde às unidades correntes (milímetros ou polegadas).
  • Parâmetros Angulares. Estes parâmetros são usados para a definição de ângulos. Os parâmetros angulares, podem ser usados em expressões matemáticas. O valor do parâmetro é relativo aos graus do ângulo.
  • Parâmetros de Rosca. Este tipo de parâmetro pode ser usado para a definição de roscas. Por exemplo, pode usar o parâmetro “t” em lugar do “M10”. De cada vez que o parâmetro “t” for redefinido, a rosca correspondente é alterada. Os parâmetros de roscas podem ser usados apenas como parâmetros simples e não em expressões.

Trabalhar com Parâmetros

Parâmetros – PAR

Esta função permite o trabalho com todos os parâmetros usados no espaço 3D e ambiente de montagem. É possível:

  • Definir um novo parâmetro. Selecionar um tipo de parâmetro; definir um nome para um parâmetro e o respetivo valor. Os valores para os parâmetros de roscas, são selecionados a partir de uma lista de roscas. Se estiverem presentes grupos de montagem, deve ser selecionado uma localização para o novo parâmetro – espaço 3D ou grupo de montagem.
  • Alterar um valor. Selecionar um parâmetro e alterar o seu valor. É possível alterar os valores de vários parâmetros antes de aplicar as alterações aos sólidos correspondentes.
  • Alterar o nome aos parâmetros.
  • Apagar parâmetros. Se um parâmetro for usado em geometria for apagado, o valor paramétrico correspondente é alterado para um valor constante.

Depois de alterar os valores do parâmetro, o sistema controla:

  • Se os novos valores dos objetos concordam. Por exemplo, não é possível definir o diâmetro interior de um tubo maior que o diâmetro exterior.
  • Se as expressões matemáticas podem ser avaliadas. Não é possível dividir por zero ou por um valor muito próximo de zero, nem calcular um ângulo se o seno for maior que 1 ou menor que -1, etc.

Depois, todos os valores paramétricos afetados são recalculados e os sólidos reconstruídos. É possível que alguns elementos ou posições sejam incorretos para os novos parâmetros e a árvore booleana correspondente não possa ser reconstruída. Tais sólidos são realçados e as alterações não são concluídas. De qualquer modo é sempre possível corrigir os novos valores e reconstruir os sólidos novamente.



Janela de Parâmetros. Passando em cima do sólido, surge uma dica com informações adicionais.


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

VariCAD.pt ©