Iniciar
Interface do VariCAD
A janela do VariCAD está dividida em 3 partes. A área maior é a zona de desenho 2D / modelação 3D. A zona por cima da área de modelação contém as barras de menus. Por baixo da área de modelação está a barra de estado. As barras de ferramentas estão posicionadas em diversas zonas do ecrã e podem ser deslocadas de modo a tornarem-se flutuantes.
Trabalho com Vários Monitores
Se o VariCAD detetar dois monitores pela primeira vez, é mostrada uma caixa de diálogo e pode escolher uma das seguintes opções:
- Usar apenas um monitor (primário). Em tal caso, a janela do VariCAD e todas as caixas de diálogo são abertas no monitor primário.
- Usar dois monitores, desenho no monitor à direita (secundário).
- Usar dois monitores, desenho no monitor à esquerda (primário).
Se forem usados dois monitores, algumas caixas de diálogo (como BOM, lista de estrutura de montagem, caixa que contém os ícones para transformações sólidas …) são mostradas no monitor oposto à janela principal do VariCAD. Corra o comando “CFG” para modificar quais os painéis mostrados no segundo monitor.
Os dois monitores podem ser configurados se ambos os ambientes de trabalho tiverem as mesmas dimensões e se no ambiente virtual ambos de tocarem, da esquerda para a direita e possuírem uma origem de coordenadas Y comum.
Se o seu computador (se for um portátil) contém um monitor e uma placa gráfica externos, o VariCAD vai selecionar os gráficos externos por defeito.
Área 2D/3D
Esta área contém os objetos criados, 2D ou 3D. Pode sempre alternar entre os ambientes 2D e 3D em qualquer altura, sendo que os menus e barras de ferramentas vão mudar de acordo com a escolha.
Barra de Estado
Para as funções que não requeiram uma janela, todas as mensagens e avisos são mostrados na Barra de Estado. Os itens seguintes são mostrados à direita da Barra de Estado:
- Em 2D e 3D, as unidades correntes em milímetros e polegadas
- Em 3D, distância de arrasto ou rotação dinâmica.
- Em 2D, modo Ortho e Incremento
- Em 2D, coordenadas do cursor. As coordenadas podem ser medidas relativamente a uma origem definida pelo utilizador, como dX ou dY a partir do último ponto, ou como um ângulo e raio também a partir do último ponto.
As coordenadas do cursor no 2D ou a distância de arrasto no 3D, é também mostrada próxima do cursor, por defeito. Se qualquer um dos modos Ortho ou Incremento, estiverem ativos, os ícones correspondentes na barra de ferramentas, são verificados de modo permanente.
Ícones das Barras de Ferramentas
As barras de ferramentas podem ser posicionadas acima, abaixo ou de lado relativamente à área de desenho, ou podem ainda ser usadas como janelas flutuantes. As barras de ferramentas tipicamente contêm grupos de ícones para funções similares, como funções de desenho, sólidos básicos, cotagem, etc. Recomendamos que não sejam removidas as seguintes barras de ferramentas:
- 2D/3D
- Seleção de níveis 2D
- Comandos
É possível de clicar com o botão do lado direito do rato em cima de qualquer barra de ferramenta, para invocar um menu de modo a permitir adicionar, apagar ou reconfigurar as barras de ferramentas. É possível gerir as barras de ferramentas através do uso das funções seguintes:
Definição das Barras de Ferramentas - TLBS |
A configuração das barras de ferramentas para os ícones pequenos, é diferente da configuração das barras de ferramentas dos ícones grandes.
Funções Windows - Botões Cancelar e Voltar
Opcionalmente, as janelas do VariCAD, podem conter botões para “Cancelar” e “Voltar”. O botão “Cancelar” cancela a função corrente de modo definitivo. Por defeito, apenas o botão "Cancelar” é usado, sem o botão “Voltar”. Neste caso, o botão “Cancelar” executa um passo atrás.
Fazer clique com o botão direito do rato, enquanto o cursor estiver dentro da janela, é equivalente a fazer clique num botão em realce, normalmente o botão OK.
Botões do Rato
Para ambos os ambientes 2D e 3D, a configuração por defeito do rato é a seguinte:
- Botão esquerdo - usado para selecionar objetos ou definir posições. Se o botão esquerdo estiver pressionado e mantido assim e se mover o cursor, a janela de seleção é então iniciada.
- Botão médio - faz retrocesso de um passo dentro de uma função. Se o botão do meio estiver pressionado e mantido assim e se mover o cursor, o modo pan inicia (o conteúdo visualizado é movido). Pressionar a roda do rato tem o mesmo efeito que pressionar o botão do meio no rato - uma configuração em que o botão do meio é separado, não é muito usual.
- Botão direito - completa uma seleção e é equivalente a fazer Enter ou OK. Se o botão direito estiver pressionado e mantido assim e se mover o cursor, a visualização de rotação 3D é iniciada. Fazer clique com o botão direito, abre um menu com funcionalidades relacionadas. O mesmo clique com o botão direito numa área vazia abre um menu com funcionalidades relacionadas ao estado corrente do 2D/3D.
- Roda do rato – a rotação aumenta ou diminui o conteúdo visualizado (zoom). É possível configurar a direção de rotação – quer a rotação na direção do utilizador aumente ou diminua o zoom.
- Para um rato de 5-botões, o VariCAD suporta estes botões adicionais. Estes executam as funções de Desfazer e Refazer.
Dentro de uma seleção ou inserção de uma localização, pode simultaneamente pressionar nos botões direito e esquerdo do rato ou pressionar Ctrl + Right, para obter um pop-up menu, com as opções disponíveis para o momento.
Veja Dicas e Truques para mais informações.
Rato 3D
Para rotação da vista 3D e para zoom ou pan 3D e 2D, o VariCAD pode trabalhar em modo opcional com um rato 3D que use os drivers da 3DConnexion. De acordo com o modelo do rato 3D, é possível trabalhar também com botões adicionais.
Podemos também configurar a sensibilidade do rato 3D e a direção de movimento ou da rotação, separadamente a partir das definições dos drivers. Corra o comando “CFG” e na secção geral, selecione "Definições do Rato”.
Se estiver a usar um rato 3D e se fizer clique com o botão direito durante a alteração de visualização, vai surgir um menu de pop-up com as seguintes opções:
- Rotação da vista 3D on/off (on/off de acordo com o estado corrente). Se a rotação estiver off, apenas o zoom e o pan podem ser controlados
- Pan/zoom on/off (on/off de acordo com o estado corrente). Se o pan/zoom estiverem off, apenas a rotação da vista pode ser controlada.
- Centro de rotação da vista para ponto definido. Esta opção é muito útil especialmente para modelos muito grandes e zooms maiores – é possível a redefinição do comportamento da rotação da vista sempre que necessário.
No modo 2D, apenas o pan e o zoom podem ser controlados. Se o pan e o zoom estiverem desligados (off), ainda assim o VariCAD trabalha no 2D.
Invocar e Iniciar Funções do VariCAD
Para invocar uma função, pode:
- Fazer clique com o botão direito do rato num objeto (ver abaixo).
- Selecionar os objetos e depois terminar a seleção com um clique do botão direito do rato (ver abaixo).
- Clicar num ícone da barra de ferramenta. Para relembrar o significado dos diferentes ícones, aparecem dicas se deixar o cursor parar em cima do ícone.
- Use a Barra de Menus. Algumas funções estão inseridas nos menus, mas em diversos níveis.
- Faça a introdução das abreviaturas dos comandos, na caixa de comandos. É criado um historial de comandos, onde é possível aceder a funções utilizadas anteriormente.
- Use os atalhos do teclado. As teclas Ctrl, Shift, Alt e F´s são usadas muitas vezes em conjunto com outras teclas para invocar funções. Quando a tecla de Ctrl é usada, a função atual termina e é substituída pela nova invocada. As teclas de F´s apenas interrompem a função atual temporariamente. É possível configurar o uso das teclas de atalho.
Algumas funções comportam-se sempre como as funções incorporadas – a função corrente é interrompida temporariamente independentemente do método de chamada da função. Por exemplo pode mudar uma vista ou medir distâncias sem ter necessidade de terminar o comando atual. Medir distâncias é especialmente conveniente. Pode fazer "Copiar e Colar" a resultados – use-os para inserir novos valores.
Para uma lista de todas as funções, veja Funções
Terminar Funções no VariCAD
Muitas funções do VariCAD são “contínuas.” Por exemplo quando desenha uma linha, vai definir 2 pontos finais. Depois da linha estar concluída, pode começar a criar uma nova linha. Para terminar e sair de uma função pode:
- Invocar uma nova função
- Pressionar ESC se não existir uma caixa de diálogo
- Pressionar ESC se existir uma caixa de diálogo - se necessário, várias vezes para executar todos os passos para trás
Se sair de uma função com a tecla Esc, a Barra de Estado mostra a palavra “Pronto.” Se o cursor estiver ainda dentro da área de desenho, pode fazer clique com o botão do lado direito para invocar a função anterior.
Voltar Atrás numa Função
As funções são executadas tipicamente em etapas. Por exemplo ao arrastar uma linha, a etapa 1 consiste em definir o primeiro ponto e a etapa 2 em definir o segundo ponto. Para voltar um passo atrás, pode:
- Clicar em Ctrl + Z
- Clicar no botão do meio do rato (ou clicar na roda do rato) ou clicar em Ctrl + Barra de Espaços.
- Cliar em ESC ou “Cancelar” na caixa de diálogo (a tecla de ESC fora de uma janela, cancela a função corrente, completamente)
- Para um rato de 5 botões, clique no botão correspondente.
Voltar atrás permite repetir ou corrigir, sem ter de sair da função. O uso das funções Desfazer e Refazer, não tem o mesmo efeito; estas funções alteram a base de dados de objetos 2D/3D. Veja Desfazer e Refazer
Selecionar Objetos entre Funções
É possível selecionar objetos entre funções (comandos) e depois de fazer clique com o botão do lado direito do rato, selecionar uma função dos menus. Pode também fazer clique com o botão do lado direito do rato em cima de um objeto e depois selecionar uma qualquer função dos menus. A oferta de funções é, contudo, limitada. Na sua grande maioria são as funções de edição que estão disponíveis. Pode fazer on/off ou configurar esta possibilidade com o comando CFG (configurações do sistema).
Pode usar estes métodos adicionais, para selecionar objetos entre comandos:
- Para selecionar todos os objetos, clique em Ctrl + A.
- Para selecionar uma parte de um sólido 3D (como um furo, boleado...), clique em Ctrl enquanto move o cursor.
- Para selecionar arestas 3D para boleamento, ou cantos 2D para boleados/chanfros, clique em Shift enquanto move o cursor.
- Para selecionar um plano de desenho para desenho 2D (esboço) no espaço, clique em Ctrl + Shift enquanto move o cursor.
- Para iniciar uma janela de seleção para estirar no 2D ou no esboço do 3D, clique e mantenha pressionado as teclas de Ctrl + Shift enquanto move o cursor.
- Para selecionar completamente uma vista 2D criada pela exportação a partir do 3D, incluindo dimensões, eixos ou padrões atualizáveis, clique em Ctrl, enquanto move o cursor.
Se selecionou os sólidos, não pode continuar a selecionar arestas ou plano de desenho, até ter desfeito a seleção de tudo. Similarmente, se selecionou arestas, não é possível continuar a selecionar sólidos. Por outro lado, é possível a combinação de seleção de sólidos completos e apenas partes destes. Algumas funções de edição, suportam este tipo de seleção combinada.
Para desfazer a seleção de todos os objetos completamente, pressione ESC. Para alterar o método de seleção, é possível fazer clique com o botão direito do rato num local vazio e alterar o tipo de método de seleção, a partir do pop-up menu.
Opções Adicionais dentro das Funções
Existem muitas funções que fornecem opções temporárias adicionais. Se necessitar de selecionar um objeto ou definir uma localização, vão surgir barras de ferramentas com opções relevantes para a situação escolhida. Por exemplo, quando estiverem a ser criadas dimensões, tem a opção de alterar a texto da cota ou respetivo estilo enquanto escolhe a posição da dimensão.
Todas as opções standard ou adicionais, podem ser alcançadas quer por clique no ícone correspondente ou por clique em Ctrl + Botão Direito do Rato (por defeito). O segundo método, abre um pop-up menu com opções.
Exemplo de uma barra de ferramentas de seleção 2D standard
Exemplo de uma barra de ferramentas 2D, para seleção de objetos singulares e ícones de opções adicionais
Para uma lista de todas as funções e comandos, veja Lista de Todas as Funções do VariCAD.
Para uma lista de todos os atalhos, veja Atalhos
Criar, Abrir e Guardar Ficheiros 2D/3D do VariCAD
Criar um Novo Ficheiro – DOP, Ctrl + N |
O VariCAD inicia sempre com um ficheiro novo e vazio. Este ficheiro tem os parâmetros por defeito do ficheiro de configuração e tem designado um nome de “NONAME” acrescido de um número de série (por exemplo NONAME 1). Para guardar este ficheiro deve fornecer um nome válido. Se desejar criar um novo ficheiro, pode alterar ou confirmar os seus parâmetros. Os parâmetros definidos para o novo ficheiro são:
- Unidades - deve escolher entre polegadas ou milímetros. Se escolher estas unidades mais tarde, as cotas 2D existentes não vão ser alteradas.
- Formato do Desenho - deve escolher formatos como A, B, C, A4, A3, A2, etc. É possível também definir formatos próprios e estes podem ser alterados em qualquer ocasião. O formato da folha é relevante no momento de impressão, se tiver a opção selecionada “Imprimir de acordo com o formato” e a ferramenta Zoom ao Formato do Desenho. Como complemento, a margem 2D da folha é criada de acordo com o formato selecionado. No 3D, o formato serve apenas para as dimensões iniciais do espaço 3D.
- Escala do Desenho - é usado apenas para desenhos 2D. As cotas, setas, textos e outras anotações, são criadas de acordo com a escala definida. A escala pode ser alterada em qualquer ocasião, mas este ato vai alterar as anotações existentes.
Um ficheiro do VariCAD contém ambos, uma peça 3D e outra em 2D. As definições dos atributos de um novo ficheiro, estão acima de tudo relacionadas com a parte 2D. Se abrir um novo ficheiro, não está a definir uma montagem, sub-montagem ou estado de um ficheiro peça. Estes atributos podem ser criados mais tarde, de acordo com as definições da montagem ou da peça.
Janela de criação de Novo Ficheiro
Atributos por Defeito do Ficheiro Corrente - DEF |
Esta função permite definir as opções por defeito para todos os novos ficheiros. A caixa de diálogo é similar à da criação de um novo ficheiro (veja a função anterior).
O modo (3D/2D), as unidades (milímetros ou polegadas), o formato da folha, a escala e a distância da grelha 2D, podem ser aqui definidos. Os níveis 2D pré-definidos, os atributos por defeito para as linhas 2D (nível, cor e tipo de linha) e ângulos das linhas de construção, são copiados do ficheiro corrente.
Abrir um ficheiro existente – DAD, Ctrl + O |
Esta função abre um ficheiro existente. É possível também abrir um ficheiro existente carregando em Tab, se a função anterior estiver terminada é mostrada a mensagem “Pronto” na Barra de Estado.
Abrir Ficheiros Recentes |
Esta função permite abrir um ficheiro da lista de ficheiros usados recentemente, em vez da janela convencional para abertura de ficheiros.
Reabrir o ficheiro corrente - REOPEN |
Abre de novo o documento corrente. Se existirem quaisquer alterações, o utilizador é avisado antes destas serem descartadas. Este comando pode ser usado por exemplo, se forem feitas alterações e se for pretendido iniciar de novo de forma diferente.
Fechar – CLO, Ctrl + F4 |
Esta função fecha o ficheiro corrente. O próximo ficheiro corrente é o ficheiro que esteve activo previamente. Se estiver apenas um ficheiro carregado, é-lhe perguntado de deseja encerrar a sessão ou criar um novo ficheiro com os parâmetros por defeito.
Guardar e Inserir Ficheiros 2D/3D
Guardar – DSV, Ctrl + S |
Guarda o ficheiro corrente. Se o ficheiro foi criado a partir de novo ou copiado para o novo documento, deve ser definido um nome válido.
Guardar Como – SVA |
Guarda o ficheiro corrente. É possível fornecer um nome diferente ou outro tipo de formato, como STEP, DWG etc.
Guardar Apenas Objetos Selecionados - DPS |
Deve selecionar os objetos em primeiro. Depois deve definir o nome do ficheiro. É possível de guardar os objetos selecionados para qualquer tipo de ficheiro suportado.
Inserir Objetos do Ficheiro - DPO |
Insere todos os objetos do ficheiro selecionado para o ficheiro corrente. Se estiver no 2D, apenas os objetos 2D são inseridos. Se estiver no 3D, apenas os objetos 3D são inseridos
A seleção de objetos 2D está descrita em Seleção, Objetos 2D. A seleção de sólidos 3D está descrita em Seleção de Sólidos. Os objetos 2D de outro ficheiro são inseridos de forma similar a blocos 2D – veja Inserir Bloco. Os objetos 3D de outro ficheiro são inseridos do mesmo modo como os sólidos são transformados e copiados – veja Transformar e Copiar sólidos.
Caixa de Abrir/Guardar e Ficheiros Recentes
Caixa de diálogo “Abrir um ficheiro existente” e “Abrir ficheiros recentes”, contém também uma pré-visualização de ficheiros. Ao mover o cursor por cima da lista de ficheiros, a pré-visualização mostra a informação realçada do dito ficheiro:
- Conteúdo da imagem (apenas para pastas, se estiverem definidas).
- Estado da montagem ou prontidão da pasta.
- Título (se definido).
- Descrição (se definido).
Ambos os painéis, podem ser trocados entre eles. Além de abrir os ficheiros previamente usados, a caixa de diálogo de Ficheiros Recentes, permite também a abertura de ficheiros a partir da pasta, a que o item realçado pertence. Tal como a opção também está disponível a partir do clique com o botão direito do rato.
A caixa de diálogo, Ficheiros Recentes, também está acessível a partir da caixa de diálogo Guardar ficheiro (comando “Guardar como”). Neste caso, é possível selecionar um ficheiro usado recentemente – vai ser reescrito. Ou, selecione uma pasta. O ficheiro a guardar, vai sê-lo, na pasta correspondente (diretoria).
Caixa de diálogo Ficheiros Recentes, opções do clique com o botão direito do rato
Definição da Pré-Visualização do Ficheiro ou Pasta
Quando guardado, um ficheiro guarda também uma imagem bitmap, que é mais tarde mostrada como uma pré-visualização do ficheiro, na caixa correspondente. Existem múltiplas possibilidades para definir o modo, como uma imagem é mostrada em pré-visualização.
Definições de pré-visualização dos ficheiros ou das pastas
Definição de Pré-visualização de Ficheiro/Pasta - FDP |
As opções seguintes são:
A pré-visualização do ficheiro, é criado automaticamente |
A imagem de pré-visualização do ficheiro, é guardada automaticamente, sempre que um ficheiro é guardado. O conteúdo da imagem, é o ficheiro da peça 3D. Aqui, é possível definir se a imagem é criada a partir do ângulo da vista usada no momento ou se a partir de uma vista pré-definida (como por exemplo, vista de frente, topo ou uma vista definida pelo utilizador.). Também pode ser definida, uma descrição detalhada e um título para o ficheiro.
A imagem de pré-visualização do ficheiro, é permanente |
Contrariamente à opção anterior, a imagem mantém-se a mesma, independentemente do conteúdo do ficheiro. Esta opção é útil, para sólidos inseridos repetidamente, se estes não forem mais alterados. A imagem definida aqui, é um scan feito a partir da visualização, sob a vista selecionada e opcionalmente, usando a renderização melhorada. Também pode ser definida, uma descrição detalhada e um título para o ficheiro.
Imagem de pré-visualização da pasta |
É possível definir uma imagem de pré-visualização, também para a pasta corrente. O método é o mesmo que para a definição permanente da imagem de pré-visualização do ficheiro. Também pode ser definida uma descrição detalhada e um título para a pasta. Os dados de pré-visualização da pasta, são guardados no tipo de ficheiro *.dwb_fpv. O nome do ficheiro vai ser o nome da pasta e o ficheiro fica localizado na pasta parente (um nível acima, onde a pasta correspondente pertence).
Carregar/guardar imagem permanente da pré-visualização do ficheiro |
Se estiver definida uma imagem permanente da pré-visualização de um ficheiro, esta pode ser guardada no formato PNG. Depois, esta pode ser editada fora do VariCAD e ser carregada de novo. Ou, pode carregar a imagem PNG, criada completamente fora do VariCAD (por exemplo, um logotipo). É necessário guardar/carregar um par de imagens. As dimensões das imagens são 400x250 e 800x500. A de maior resolução é usada para 4k.
Carregar/guardar imagem da pré-visualização da pasta |
Esta opção, é a mesma que o descrito acima. As imagens são usadas para pré-visualização de uma pasta.
Definições das imagens guardadas automaticamente
Para pré-visualizações guardadas automaticamente, pode ser selecionado o uso do zoom corrente ou a preferência por um “Zoom total”. Também, pode ser selecionada uma cor para todo o sólido vs. várias cores (se usado). Nas definições descritas acima, é definido o ângulo da vista, mas não o zoom vs. a vista total. As definições acima, são relacionadas para cada ficheiro ou pasta, individualmente, enquanto as definições aqui, são usadas para todos os ficheiros.
Os ficheiros do VariCAD, criados em versões até à 2018, não contêm imagens de pré-visualização, títulos ou descrições. As pré-visualizações são mostradas apenas como cenas 3D em arames.
Segurança dos Seus Ficheiros
Esta função executa cópias de segurança dos seus ficheiros 2D/3D, depois de um número definido de alterações. Se a sessão terminar inadvertidamente, é possível de recuperar uma cópia de segurança na próxima vez que usar o VariCAD. Para ligar/desligar esta função, deve correr o comando “CFG”.
Trabalhar com Vários Ficheiros
Mudar o Ficheiro Ativo
Para mudar o ficheiro corrente (ativo), pode sempre usar os menus e selecionar o ficheiro da lista. A lista de ficheiros abertos está limitada a um máximo de 10 ficheiros. Se o número de ficheiros for maior, deve usar uma das funções seguintes em alternativa:
Janelas – WIN, Ctrl + 3 |
Esta função permite visualizar de um modo muito claro, uma listagem de todos os ficheiros abertos. É possível guardar, fechar ou ativar qualquer ficheiro selecionado a partir desta lista.
Janela do Documento Anterior – SWD, Ctrl + TAB |
Esta função ativa o ficheiro anteriormente ativo. Se usar esta função repetidamente, pode com facilidade alternar entre os 2 ficheiros.
Guardar Entidades Alteradas – SVALL |
Guarda todos os ficheiros abertos e alterados para o formato nativo do VariCAD. Se o ficheiro foi criado como novo ou copiado para um novo documento, deve ser definir o seu nome real. Se o ficheiro foi importado de outro formato, deve confirmar ou redefinir o seu nome. Se os ficheiros correntes forem todos do formato nativo, não é mostrado qualquer janela.
Novo Documento a partir do Documento Corrente - NDW |
Cria um novo ficheiro, copia todos os objetos do ficheiro corrente e ativa o novo ficheiro.
Pode definir o modo como trabalha com vários ficheiros, a partir do comando “CFG”. As opções disponíveis, são:
- Se os últimos ficheiros abertos são abertos automaticamente no próximo início de sessão.
- De que modo é que os objetos 2D são inseridos de outro ficheiro
- De que modo é que os objetos 2D são inseridos da memória
Copia e Cola
O VariCAD trabalha com memórias separadas para objetos 2D ou 3D. Durante o trabalho com o VariCAD, é possível guardar objetos para a memória correspondente e inseri-los para qualquer ficheiro aberto.
Copiar – CPY, Ctrl + C |
Guarda os objetos selecionados para a memória.
Colar – PAS, Ctrl + V |
Insere os objetos da memória para o ficheiro corrente.
Cortar – para a Memória – CCUT, Ctrl + X |
Corta (apaga) e coloca os objetos em memória (Cópia)
Alternar entre o 2D e o 3D
Trocar para o 2D - 2D, Alt + 2 |
Trocar para o 3D - 3D, Alt + 3 |
É possível trocar entre o 2D e o 3D, em qualquer momento. Para trocar, pode:
- Carregar nos ícones 2D ou 3D
- Usar o atalho Alt + 2 para mudar para o 2D e Alt + 3 para mudar para o 3D.
Mudar entre o 2D e o 3D muda também os menus e barras de ferramentas disponíveis. Não existe uma ligação direta entre os dados 2D e 3D, mas é possível atualizar as vistas 2D depois de efetuar as alterações no 3D através do uso de Exportar Vistas 3D.
Esboço - Desenho 2D em Planos 3D, Alt + S |
O esboço é usado para a criação de contornos, mais tarde extrudidos, rodados ou através de loft, para o espaço 3D. O esboço também é usado para a edição destes contornos em sólidos existentes. Para iniciar o esboço de novos contornos, clique nos eixos mostrados no canto inferior esquerdo da janela do VariCAD. Veja Esboço.
Desfazer e Refazer
Desfazer – UND, Ctrl + Z |
Refazer – RED, Ctrl + Y |
Quando são criados dados 2D ou 3D, é possível desfazer a operação de modo a retornar um passo atrás ao estado prévio dos objetos. É possível retornar ao ponto de início do trabalho ou ao ponto em que o ficheiro foi carregado. Uma vez utilizada a função Desfazer, podemos usar a função Refazer para andar para a frente na sequência de operações. O historial de Desfazer/Refazer é separado para os objetos 2D e 3D. Quando está a ser feito trabalho com ligações de montagens, este historial é perdido depois das peças serem recarregadas para dentro da montagem depois de terem sido efetuadas alterações. Se isto ocorrer, será mostrada uma mensagem informativa acerca do problema.
Arrastar Objetos
Muitas funções 2D e alguns métodos de transformação 3D, usam o arrastamento. No comando “CFG”, é possível escolher entre 2 métodos de arrasto. Em ambos os métodos, o cursor define a posição do ponto de referência ou do ponto de inserção.
- Arrastar sem clicar - a mudança de posição é definida pelo movimento do cursor. Se o cursor se aproximar de pontos notáveis (como pontos finais), o ponto de referência vai ficar colado a este ponto até que o cursor seja movido até pelo menos metade da abertura da mira. O clique com o botão esquerdo do rato termina o movimento de arrasto.
- Clicar e arrastar - os objetos são movidos enquanto o botão esquerdo do rato estiver pressionado. Se este botão não estiver pressionado, é possível definir qualquer localização simplesmente clicando onde desejar. Clicar com o botão do lado direito ou carregar em Enter termina o movimento de arrasto. Esta opção não é recomendada - está obsoleta.
Incrementos de Arrasto
Os incrementos de arrasto podem ser sempre definidos ou desligados durante o arrastamento de objetos. Para tal, faça um clique com o botão direito do rato. Selecione o incremento de arrasto a partir do menu. Pode também em opção, selecionar uma localização exata a partir do teclado.
Os incrementos de arrasto são definidos como incrementos de comprimento fixo. Contudo, é possível a seleção dos incrementos de arrasto alterados de acordo com o zoom. Nesse caso, quanto maior o zoom, menor será o incremento usado.
Exemplo da definição dos incrementos de arrasto, numa transformação 3D
Desligar a Deteção Temporariamente
Os objetos são detetados pelo cursor, automaticamente. Se arrastar os objetos selecionados e se mover o cursor sobre outras linhas 2D ou sólidos 3D, a localização é alterada de acordo com a deteção. No arrastamento 3D, os objetos podem saltar inesperadamente, porque a deteção da localização é projetada para o vetor de arrasto. No 2D ou no 3D, pode ser necessário selecionar uma localização independentemente dos outros objetos. Se for usado o incremento de arrasto, vai ser obtida uma distância exata pelo movimento do cursor.
A deteção automática dos objetos pode ser desligada temporariamente pelos seguintes métodos:
- Clique e mantenha a tecla F1, enquanto move o cursor. Este procedimento desliga a deteção apenas para o arrastamento.
- Mantenha a tecla esquerda do rato pressionada, então o arrasto é terminado quando libertar essa mesma tecla. De novo, este procedimento desliga a deteção apenas para o arrastamento.
- Clique e mantenha a tecla F2, enquanto move o cursor. Este procedimento desliga sempre a deteção – não apenas para a localização 2D ou 3D, mas também para a deteção de qualquer tipo de objetos.
Corra o comando “CFG” se necessitar de gerir o modo como a deteção é temporariamente desativada.