Selecionar Objetos 2D
Enquanto a trabalhar com objetos 2D é sempre necessário selecionar outros objetos. Numa função típica deve selecionar um ou vários objetos, terminar a seleção e depois a função processa o comando. Por exemplo, a seleção é usada para apagar objetos, mover objetos, mudar a cor, etc. As barras temporárias têm todas as opções de seleção.
Métodos de Seleção
O modo mais direto para incluir objetos na seleção é com o botão do lado esquerdo do rato. Os objetos são selecionados se estiverem dentro a abertura do cursor e os objetos selecionados são realçados numa cor diferente.
Durante o processo de seleção, surge uma barra temporária que mostra opções de seleção adicionais. Todas as opções estão também disponíveis no menu Seleção. É possível selecionar objetos singulares, grupos ou objetos que partilham atributos como uma cor particular. É possível selecionar grupos de objetos de todo o desenho ou pode usar janelas de seleção. É possível também aceder a opções de seleção através de comandos relevantes pelo teclado (que não são sensíveis a maiúsculas / minúsculas). Quando usar comandos, o objeto desejado deve já estar dentro da abertura do cursor.
Selecionar Tipos de Objetos
Estas opções permitem selecionar objetos singulares de um determinado tipo e que se encontram dentro da abertura do cursor. Quando forem usadas estas opções de seleção, a deteção automática é irrelevante.
Ícone | Tecla | Uso |
L | Seleciona uma linha | |
Q | Seleciona uma spline | |
A | Seleciona um arco ou círculo | |
P | Seleciona um ponto | |
S | Seleciona um símbolo | |
Shift + 6 (^) | Seleciona uma seta | |
C | Seleciona um padrão | |
N | Seleciona texto | |
D | Seleciona uma cota |
Selecionar Grupos de Objetos
Ícone | Tecla | Uso |
N/A | Seleciona todos os objetos | |
R | Seleciona objetos completamente dentro da janela de seleção | |
I | Seleciona objetos completamente ou parcialmente dentro da janela de seleção | |
I | Seleciona objetos completamente ou parcialmente fora da janela de seleção | |
O | Seleciona objetos completamente fora da janela de seleção | |
V | Seleciona objetos num nível específico | |
B | Seleciona objetos de uma cor especificada | |
Y | Seleciona objetos de um tipo de linha especificado | |
T | Seleciona grupos de objetos de um tipo especificado. É possível selecionar de todo o desenho ou usar uma janela de seleção. | |
1-8 | Seleciona objetos de um grupo |
Usar Janelas de Seleção (Molduras)
Deve correr o comando CFG, secção 2D e subsecção “Definições de Seleção de Objeto 2D”. Aqui pode determinar quando e como as janelas de seleção, vão ser usadas. Se durante a seleção, clicar no desenho e não estiver nada selecionado, pode definir qual o comportamento do sistema, para uma das seguintes situações:
- Mostrar uma mensagem de aviso
- Iniciar uma janela de seleção cujo comportamento deve ser determinado
- Iniciar uma janela de seleção cujo comportamento é definido pelo canto em que a janela iniciar (superior direito, inferior esquerdo, etc.)
Selecionar Objetos Relacionados com Sólidos 3D
Ícone | Tecla | Uso |
E | Seleciona um perfil para criar um sólido. O perfil é selecionado segmento por segmento. | |
F | Seleciona um perfil para criar um sólido. O perfil é identificado automaticamente. | |
M | Seleciona todos os objetos ligados a um sólido 3D singular. Estes objetos são criados através da exportação de uma vista 3D. | |
G | Seleciona todos os objetos que pertencem a uma vista exportada do 3D. |
Quando é criado um documento 2D a partir de peças 3D ou montagens, pode ser necessário selecionar toda a vista (vista de topo, frente...) com alguma frequência. Para tal, pressione e mantenha premida a tecla Ctrl enquanto move o cursor por cima dos objetos 2D. Todos os objetos pertencentes a uma vista exportada, vão ser detetados. Faça clique com o botão esquerdo do rato para terminar a seleção.
Deste modo, é possível selecionar linhas 2D, círculos ou arcos, mostrando os objetos 3D correspondentes e também dimensões, padrões ou eixos, se estes estiverem ligados a uma exportação 3D.
Se a vista for exportada uma vez e a desejar mover para uma localização diferente, é necessário selecionar todos os objetos a partir da vista. De outro modo, as ligações ao 3D pode ser perdida.
Limitação das Seleções 2D
Algumas funções, como o Boleado ou o Chanfro, requerem seleção limitada de objetos. Nestes casos, não existe necessidade de terminar o grupo de seleção. Se for necessário selecionar 2 segmentos que partilhem um canto, é possível selecionar os segmentos individualmente ou selecionar o canto. Para selecionar usando o canto, clique quando o símbolo V aparecer no canto. Veja também Criar Cantos, Chanfros e Boleados. Antes de invocar o comando, pode clicar e manter pressionada a tecla Shift e mover o cursor por cima de um canto e quando detetado, faça clique com o botão direito do rato, para selecionar o boleado ou o chanfro.
Desseleccionar Objetos
Para apagar objetos de um grupo de seleção, clique no ícone Selecionar/Desseleccionar e use os métodos normais para selecionar objetos - cada objeto selecionado irá voltar ao estado normal de não seleção. Carregar em X enquanto estiver a seleção ativa, irá também desseleccionar os objetos. |
Terminar a Seleção
Carregar em Enter ou botão do lado direito do rato para terminar a seleção, ou clique no ícone correspondente, numa barra de ferramentas.
Selecionar Localizações 2D
A maioria dos objetos 2D, requerem introdução de dados geométricos na forma de coordenadas X, Y. O VariCAD torna fácil o processo de selecionar localizações significativas relativamente a objetos existentes. Para selecionar um ponto de um objeto, mova o cursor por cima do objeto, até que este fique realçado. Clicar então o objeto fará selecionar o ponto mais perto do cursor. Se o cursor se aproximar de um ponto de gancho, como o ponto final ou ponto médio, surge um símbolo próximo do cursor. Clicar no momento em que o símbolo está mostrado, tem como resultado a seleção do ponto. As letras seguintes indicam ponto de gancho:
Letra | Ponto de Gancho |
E | Ponto final |
M | Ponto médio |
5 | Centro de um círculo ou arco |
X | Intersecção |
S | Ponto de ligação de um símbolo ou bloco |
1 | Ponto de 0-graus de um círculo ou arco |
2 | Ponto de 90-graus de um círculo ou arco |
3 | Ponto de 180-graus de um círculo ou arco |
4 | Ponto de 270-graus de um círculo ou arco |
É possível também o uso de ícones, teclas e dos itens do menu Gancho, de modo a poder especificar ponto de gancho ou outras localizações geométricas. Se for usado o modo gancho, por clique de uma tecla, o ponto desejado ou o objeto relacionado, deve já estar dentro da abertura do cursor. O menu de Gancho surge se clicar simultaneamente com as teclas direita e esquerda do rato, enquanto estiver a ser definida uma localização 2D.
Deteção automática de um ponto de gancho
Menú com opções de gancho – mostrado depois de um clique com o botão direito do rato, num objeto detetado.
Se necessitar de desligar temporariamente a deteção automática, durante a inserção de uma localização, clique e mantenha a tecla F2 - veja Desligar a Deteção Temporariamente.
Pontos de Ganchos 2D
Ícone | Tecla | Localização |
E | Ponto final mais próximo | |
M | Ponto médio | |
5 | Centro de arco ou círculo | |
O | Ponto mais próximo de um arco ou linha | |
P | Ponto (deve estar dentro da abertura do cursor) | |
Z | Ponto de inserção de um bloco ou símbolo | |
S | Ponto de ligação ou ponto de inserção de um bloco ou símbolo | |
N/A | Ponto dimensionado mais próximo | |
N/A | Guia, ponto do lado do texto | |
1 | Ponto de 0-graus de um círculo ou arco | |
2 | Ponto de 90-graus de um círculo ou arco | |
3 | Ponto de 180-graus de um círculo ou arco | |
4 | Ponto de 270-graus de um círculo ou arco | |
F | Intersecção de 2 segmentos (selecionar ambos os segmentos, é possível também de encontrar a intersecção das extensões dos segmentos) | |
Barra de Espaços | Ponto mais próximo da grelha | |
C | Intersecção mais próxima de linhas de intersecção |
Pontos de Localização Combinados
Ícone | Tecla | Localização |
G | Distância definida a partir do ponto final de linha, mais próximo | |
B | Intersecção de um objeto selecionado e uma linha criada a partir do último ponto, num determinado ângulo | |
6 | Intersecção de um objeto selecionado e uma linha criada a partir do último ponto, perpendicular a este objeto | |
T | Ponto tangente a um objeto selecionado, direcionado do último ponto | |
B | Ponto médio entre 2 pontos definidos |
Pontos Definidos pelo Teclado
Ícone | Tecla | Localização |
K | Introduza as coordenadas X, Y | |
D | Introduza os valores dX e dY a partir do último ponto | |
R | Introduza a distância e o ângulo a partir do último ponto |
Outros Pontos e Funções
Ícone | Tecla | Função |
W | Redefinir a origem do utilizador | |
I | Localização exata corrente do cursor | |
TAB | Comprimento fixo, ângulo ou coordenadas |
Comprimento fixo, Ângulo ou Coordenadas
Este método de inserção 2D, permite-lhe usar várias combinações convenientes. Está sempre disponível, clicando TAB. Então, é aberto uma caixa de diálogo. Se continuar a carregar no TAB, pode escolher o foco da inserção de X, Y, raio ou o valor do ângulo.
Se introduzir apenas um valor, por exemplo a coordenada X, a próxima inserção 2D, fixa a coordenada X. Ou, se por exemplo, inserir apenas o raio (comprimento), a próxima inserção 2D, será arredondada para uma distância fixa, a partir do ponto anterior. Durante o desenho da linha, pode criar um segmento de comprimento fixo.
Se introduzir dois valores, a inserção é definida exatamente. Isto permite uma combinação de inserção de coordenadas fixas, inserção da localização em distância e sobre um ângulo, etc…
Introdução de coordenadas pelo teclado
Definir Ângulos e Direções
Algumas funções, como a inserção de símbolos ou a inserção de peças mecânicas permitem a definição do ângulo de rotação dos objetos a inserir relativamente a segmentos de linha. Os ângulos são medidos no sentido anti-horário a partir da direção +X (à direita da origem).
Para definir um ângulo de acordo com a direção de uma linha, clique numa linha. Então, surgem quatro ícones seta – duas ao longo da linha, opostas uma à outra. Os dois ícones seta seguintes, são perpendiculares à linha, opostos um ao outro. Mova o cursor ao redor do centro dos ícones. A seta na direção, próxima do cursor, fica realçada. Faça clique com o botão esquerdo do rato, na localização desejada, sendo então usada a direção do ângulo corrente.
Introdução de ângulo, medido a partir de uma linha