Selecionar Objetos 2D

Enquanto a trabalhar com objetos 2D é sempre necessário selecionar outros objetos. Numa função típica deve selecionar um ou vários objetos, terminar a seleção e depois a função processa o comando. Por exemplo, a seleção é usada para apagar objetos, mover objetos, mudar a cor, etc. As barras temporárias têm todas as opções de seleção.


Métodos de Seleção

O modo mais direto para incluir objetos na seleção é com o botão do lado esquerdo do rato. Os objetos são selecionados se estiverem dentro a abertura do cursor e os objetos selecionados são realçados numa cor diferente.


Durante o processo de seleção, surge uma barra temporária que mostra opções de seleção adicionais. Todas as opções estão também disponíveis no menu Seleção. É possível selecionar objetos singulares, grupos ou objetos que partilham atributos como uma cor particular. É possível selecionar grupos de objetos de todo o desenho ou pode usar janelas de seleção. É possível também aceder a opções de seleção através de comandos relevantes pelo teclado (que não são sensíveis a maiúsculas / minúsculas). Quando usar comandos, o objeto desejado deve já estar dentro da abertura do cursor.

Selecionar Tipos de Objetos

Estas opções permitem selecionar objetos singulares de um determinado tipo e que se encontram dentro da abertura do cursor. Quando forem usadas estas opções de seleção, a deteção automática é irrelevante.


ÍconeTeclaUso
LSeleciona uma linha
QSeleciona uma spline
ASeleciona um arco ou círculo
PSeleciona um ponto
SSeleciona um símbolo
Shift + 6 (^)Seleciona uma seta
CSeleciona um padrão
NSeleciona texto
DSeleciona uma cota

Selecionar Grupos de Objetos

ÍconeTeclaUso
N/ASeleciona todos os objetos
RSeleciona objetos completamente dentro da janela de seleção
ISeleciona objetos completamente ou parcialmente dentro da janela de seleção
ISeleciona objetos completamente ou parcialmente fora da janela de seleção
OSeleciona objetos completamente fora da janela de seleção
VSeleciona objetos num nível específico
BSeleciona objetos de uma cor especificada
YSeleciona objetos de um tipo de linha especificado
TSeleciona grupos de objetos de um tipo especificado. É possível selecionar de todo o desenho ou usar uma janela de seleção.
1-8Seleciona objetos de um grupo

Usar Janelas de Seleção (Molduras)

Deve correr o comando CFG, secção 2D e subsecção “Definições de Seleção de Objeto 2D”. Aqui pode determinar quando e como as janelas de seleção, vão ser usadas. Se durante a seleção, clicar no desenho e não estiver nada selecionado, pode definir qual o comportamento do sistema, para uma das seguintes situações:

  • Mostrar uma mensagem de aviso
  • Iniciar uma janela de seleção cujo comportamento deve ser determinado
  • Iniciar uma janela de seleção cujo comportamento é definido pelo canto em que a janela iniciar (superior direito, inferior esquerdo, etc.)

Selecionar Objetos Relacionados com Sólidos 3D

ÍconeTeclaUso
ESeleciona um perfil para criar um sólido. O perfil é selecionado segmento por segmento.
FSeleciona um perfil para criar um sólido. O perfil é identificado automaticamente.
MSeleciona todos os objetos ligados a um sólido 3D singular. Estes objetos são criados através da exportação de uma vista 3D.
GSeleciona todos os objetos que pertencem a uma vista exportada do 3D.

Quando é criado um documento 2D a partir de peças 3D ou montagens, pode ser necessário selecionar toda a vista (vista de topo, frente...) com alguma frequência. Para tal, pressione e mantenha premida a tecla Ctrl enquanto move o cursor por cima dos objetos 2D. Todos os objetos pertencentes a uma vista exportada, vão ser detetados. Faça clique com o botão esquerdo do rato para terminar a seleção.


Deste modo, é possível selecionar linhas 2D, círculos ou arcos, mostrando os objetos 3D correspondentes e também dimensões, padrões ou eixos, se estes estiverem ligados a uma exportação 3D.


Se a vista for exportada uma vez e a desejar mover para uma localização diferente, é necessário selecionar todos os objetos a partir da vista. De outro modo, as ligações ao 3D pode ser perdida.


Limitação das Seleções 2D

Algumas funções, como o Boleado ou o Chanfro, requerem seleção limitada de objetos. Nestes casos, não existe necessidade de terminar o grupo de seleção. Se for necessário selecionar 2 segmentos que partilhem um canto, é possível selecionar os segmentos individualmente ou selecionar o canto. Para selecionar usando o canto, clique quando o símbolo V aparecer no canto. Veja também Criar Cantos, Chanfros e Boleados. Antes de invocar o comando, pode clicar e manter pressionada a tecla Shift e mover o cursor por cima de um canto e quando detetado, faça clique com o botão direito do rato, para selecionar o boleado ou o chanfro.


Desseleccionar Objetos

Para apagar objetos de um grupo de seleção, clique no ícone Selecionar/Desseleccionar e use os métodos normais para selecionar objetos - cada objeto selecionado irá voltar ao estado normal de não seleção. Carregar em X enquanto estiver a seleção ativa, irá também desseleccionar os objetos.

Terminar a Seleção

Carregar em Enter ou botão do lado direito do rato para terminar a seleção, ou clique no ícone correspondente, numa barra de ferramentas.


Selecionar Localizações 2D

A maioria dos objetos 2D, requerem introdução de dados geométricos na forma de coordenadas X, Y. O VariCAD torna fácil o processo de selecionar localizações significativas relativamente a objetos existentes. Para selecionar um ponto de um objeto, mova o cursor por cima do objeto, até que este fique realçado. Clicar então o objeto fará selecionar o ponto mais perto do cursor. Se o cursor se aproximar de um ponto de gancho, como o ponto final ou ponto médio, surge um símbolo próximo do cursor. Clicar no momento em que o símbolo está mostrado, tem como resultado a seleção do ponto. As letras seguintes indicam ponto de gancho:

LetraPonto de Gancho
EPonto final
MPonto médio
5Centro de um círculo ou arco
XIntersecção
SPonto de ligação de um símbolo ou bloco
1Ponto de 0-graus de um círculo ou arco
2Ponto de 90-graus de um círculo ou arco
3Ponto de 180-graus de um círculo ou arco
4Ponto de 270-graus de um círculo ou arco

É possível também o uso de ícones, teclas e dos itens do menu Gancho, de modo a poder especificar ponto de gancho ou outras localizações geométricas. Se for usado o modo gancho, por clique de uma tecla, o ponto desejado ou o objeto relacionado, deve já estar dentro da abertura do cursor. O menu de Gancho surge se clicar simultaneamente com as teclas direita e esquerda do rato, enquanto estiver a ser definida uma localização 2D.


Deteção automática de um ponto de gancho


Menú com opções de gancho – mostrado depois de um clique com o botão direito do rato, num objeto detetado.


Se necessitar de desligar temporariamente a deteção automática, durante a inserção de uma localização, clique e mantenha a tecla F2 - veja Desligar a Deteção Temporariamente.


Pontos de Ganchos 2D

ÍconeTeclaLocalização
EPonto final mais próximo
MPonto médio
5Centro de arco ou círculo
OPonto mais próximo de um arco ou linha
PPonto (deve estar dentro da abertura do cursor)
ZPonto de inserção de um bloco ou símbolo
SPonto de ligação ou ponto de inserção de um bloco ou símbolo
N/APonto dimensionado mais próximo
N/AGuia, ponto do lado do texto
1Ponto de 0-graus de um círculo ou arco
2Ponto de 90-graus de um círculo ou arco
3Ponto de 180-graus de um círculo ou arco
4Ponto de 270-graus de um círculo ou arco
FIntersecção de 2 segmentos (selecionar ambos os segmentos, é possível também de encontrar a intersecção das extensões dos segmentos)
Barra de EspaçosPonto mais próximo da grelha
CIntersecção mais próxima de linhas de intersecção

Pontos de Localização Combinados

ÍconeTeclaLocalização
GDistância definida a partir do ponto final de linha, mais próximo
BIntersecção de um objeto selecionado e uma linha criada a partir do último ponto, num determinado ângulo
6Intersecção de um objeto selecionado e uma linha criada a partir do último ponto, perpendicular a este objeto
TPonto tangente a um objeto selecionado, direcionado do último ponto
BPonto médio entre 2 pontos definidos

Pontos Definidos pelo Teclado

ÍconeTeclaLocalização
KIntroduza as coordenadas X, Y
DIntroduza os valores dX e dY a partir do último ponto
RIntroduza a distância e o ângulo a partir do último ponto

Outros Pontos e Funções

ÍconeTeclaFunção
WRedefinir a origem do utilizador
ILocalização exata corrente do cursor
TABComprimento fixo, ângulo ou coordenadas

Comprimento fixo, Ângulo ou Coordenadas

Este método de inserção 2D, permite-lhe usar várias combinações convenientes. Está sempre disponível, clicando TAB. Então, é aberto uma caixa de diálogo. Se continuar a carregar no TAB, pode escolher o foco da inserção de X, Y, raio ou o valor do ângulo.

Se introduzir apenas um valor, por exemplo a coordenada X, a próxima inserção 2D, fixa a coordenada X. Ou, se por exemplo, inserir apenas o raio (comprimento), a próxima inserção 2D, será arredondada para uma distância fixa, a partir do ponto anterior. Durante o desenho da linha, pode criar um segmento de comprimento fixo.

Se introduzir dois valores, a inserção é definida exatamente. Isto permite uma combinação de inserção de coordenadas fixas, inserção da localização em distância e sobre um ângulo, etc…



Introdução de coordenadas pelo teclado


Definir Ângulos e Direções

Algumas funções, como a inserção de símbolos ou a inserção de peças mecânicas permitem a definição do ângulo de rotação dos objetos a inserir relativamente a segmentos de linha. Os ângulos são medidos no sentido anti-horário a partir da direção +X (à direita da origem).

Para definir um ângulo de acordo com a direção de uma linha, clique numa linha. Então, surgem quatro ícones seta – duas ao longo da linha, opostas uma à outra. Os dois ícones seta seguintes, são perpendiculares à linha, opostos um ao outro. Mova o cursor ao redor do centro dos ícones. A seta na direção, próxima do cursor, fica realçada. Faça clique com o botão esquerdo do rato, na localização desejada, sendo então usada a direção do ângulo corrente.



Introdução de ângulo, medido a partir de uma linha


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

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