Exportar Vistas e Secções do 3D para o 2D

É possível criar desenhos 2D a partir do seu modelo 3D, pela exportação de vistas. Por cada vista exportada, podem ser usados apenas alguns objetos ou todos. Os objetos exportados podem restringidos a um retângulo definido, se for necessário criar apenas um pequeno detalhe de uma peça maior.


Uma vez as vistas 3D, estarem exportadas para a área 2D, as dimensões correspondentes, eixos ou padrões, são atualizáveis. Depois das alterações no 3D e o utilizador trocar para o modo 2D, estas são ajustadas automaticamente. Ver Atualizações Automáticas de Dimensões, Eixos e Padrões depois de Alterar o 3D


Criação de 2D do 3D

Vista 2D do 3D - 32E

Estão disponíveis as seguintes opções, para exportação de vistas:

  • Linhas visíveis - é possível selecionar o nível, a cor ou o tipo de linha das linhas criadas. As cores podem ser copiadas a partir dos sólidos.
  • Linhas invisíveis - definido por defeito como não visível, mas pode ser ligado. Se as linhas invisíveis forem para ser criadas, é possível definir os seus atributos.
  • Linhas tangentes de ligação - ligações suaves das superfícies tangentes, tais como boleados e a sua superfície vizinha. As ligações tangentes podem ser removidas ou criadas em diferentes atributos 2D.
  • Definir se a vista corrente é exportada ou definir quais as vistas básicas a exportar, como a vista de frente, esquerda, planta, etc.
  • Opcionalmente, podemos definir um retângulo de corte, se a vista corrente for exportada.
  • Selecionar um método de inserção na área 2D.
  • Selecionar um método de criação de roscas. A opção por defeito, é a que cria as roscas de acordo com as normas comuns do 2D. Se as roscas forem projetadas na direção axial ou na direção perpendicular dos seus eixos, (as roscas estão nas vistas básicas como lateral, frente...), é possível selecionar os atributos das linhas de rosca criadas no 2D. É possível ainda distinguir os fins da rosca, bem como os diâmetros secundários.
  • Definições de atualização das vistas 3D
  • Gestão da lista de vistas 3D, exportadas para o 2D
  • Definir as cores 2D. No 3D, é possível trabalhar com 32 cores, enquanto no 2D, o número de cores é de apenas 9. Esta opção mapeia as cores dos sólidos 3D para as cores dos objetos 2D. As cores correspondentes a este mapeamento, são usadas apenas se os objetos 2D forem criados de acordo com as opções de cores.

Deve definir o método de exportação e os objetos a exportar, se necessário. Deve definir a posição da vista no desenho 2D. Opcionalmente, pode ser definida a posição 2D usando o arrasto ou pela translação dos novos objetos. Se for usada esta última opção, deve ser definido o vetor de translação (posição "de", posição “para”) e confirmar a inserção. As linhas exteriores da secção 3D são exportadas para o 2D como fronteiras e que podem ser detetadas como um objeto singular. Estas fronteiras podem ser facilmente usadas em conjunto com as opções de Padrões. Veja Padrões em Objetos 2D.


Podemos ainda definir a posição de cada vista, na área 2D:

  • Para as vistas básicas criadas, deve ser definida uma posição na vista de frente e nas outras vistas. Por exemplo, podemos definir se a vista esquerda inserida à direita ou à esquerda da vista de frente.
  • Definir os espaços entre cada vista e a distância a partir das margens da folha 2D.


Definição de exportação de vista 3D


Lista de Vistas 3D Exportadas, Atualização de Vistas

A vista exportada é adicionada a uma lista de exportações pré-definidas, se durante a criação da exportação, a opção “Adicionar esta exportação da vista à lista de exportações“, estiver selecionada.

Esta lista de vistas exportadas, é usada sempre que for necessário atualizar as vistas exportadas 3D, depois das alterações no 3D. Cada vista exportada guardada, contêm:

  • Método de exportação - remoção de linhas invisíveis, atributos, etc.
  • Lista de objetos exportados (opcional)
  • Definição da vista 3D correspondente
  • Definição das sessões ativas (opcional)
  • Definição do retângulo de corte, se algum (se usado, a janela corta os objetos 3D antes da exportação ser executada)
  • Posição no 2D da vista exportada - se esta posição for alterada, todas as alterações são guardadas na lista de transformações 2D. É possível translacionar, rodar ou rescalar a vista exportada. É necessário selecionar todos os objetos criados de uma vista. Veja Seleção de Objetos 2D - seleção de vista. Se apenas alguns objetos 2D são transformados, esta alteração não é guardada na lista de transformações. Para selecionar toda a vista 3D, clique e mantenha pressionada a tecla Ctrl e mova o cursor por cima dos objetos 3D da vista. A vista é detetada automaticamente.

Se a função de atualização da vista for invocada, cada exportação da lista vai ser executada. Para cada exportação, a vista é definida, a secção correspondente é ligada, os objetos são selecionados e a vista 3D é exportada para o 2D. Estes objetos são inseridos no 2D. Tudo isto é feito automaticamente. É possível selecionar se os objetos antigos 2D vão ser removidos ou alterados, para distinguir os atributos das linhas antes e depois da atualização.


Se for escolhido a alteração dos atributos das linhas para os objetos antigos 2D, é possível alternar entre os objetos 2D antigos e os novos. Esta alternância realça sempre as alterações e podemos ver o que é novo ou o que foi apagado. A exportação da vista vai criar sempre as linhas exteriores. Se existirem cotas, padrões ou outras anotações 2D, podemos ajustá-los de acordo com as alterações. Quando todas as alterações adicionais no 2D estiverem completas, é possível remover a vista exportada anterior. Se esta vista não for removida, a atualização do 2D não pode ser executada.


As linhas exteriores das secções 3D são exportadas para o 2D como fronteiras que podem ser detetadas como um único objeto. Esta fronteira pode ser usada nas funções de Padrões. Veja Padrões de Secções 3D.


Atualizar 2D após Alterações do 3D - 32EN

Cria novas vistas exportadas do 3D-para-2D. Se a re-exportação já estiverem definidas (se as vistas 2D, já estiverem criadas, a re-exportação é definida por defeito), é possível atualizar o 2D a partir do menu de pop-up. Clique numa área vazia, para obter um menu que contém as opções gerais. O 2D é atualizado, se trocar para o modo 2D e selecionar a atualização a partir do menu.


A gestão do método de atualizações do desenho 2D e a gestão individual das vistas 3D exportadas para o 2D, está disponível a partir do painel de diálogo Exportar Vistas e Secções do 3D para o 2D - veja a descrição do comando, acima.


Atualizar 2D, Exportar Vista Antiga/Nova - SON

No 2D, podemos alternar entre a vista exportada do 3D para o 2D, antiga e nova, para comparar e atualizar o 2D depois das alterações no 3D. Este procedimento permite distinguir facilmente as alterações e modificar os objetos 2D correspondentes – especialmente as cotas e os padrões.

Remover Vista Exportada Anterior - ROL

No 2D, remove todos os objetos antigos 2D, exportados antes da última exportação. Esta função deve ser executada depois de todas as alterações no 2D estarem concluídas.


Não é recomendado, manter exportações novas e antigas, se as dimensões forem atualizadas automaticamente.


Os métodos disponíveis para a verificação das dimensões atualizadas automaticamente, estão descritos aqui.



Atualização do 2D depois das alterações no 3D. Recomendamos uma definição para saltar esta caixa de diálogo, para cada troca do modo 2D.


Definir Atualização 2D Depois Alterações 3D – 32SET

Esta função gere a lista de vistas pré-definidas, exportadas. Esta função está disponível também a partir do Atualizar 2D Após Alterações no 3D ou do Criar 2D do 3D. A exportação da vista pode ser selecionada a partir da lista bem como a partir dos objetos 2D correspondentes. Podemos:

  • Redefinir o método de criação 2D da exportação selecionada
  • Realçar os objetos correspondentes no 2D
  • Redefinir o método de criação 2D para todas as exportações em conjunto
  • Remover a exportação selecionada
  • Remover todas as exportações


Gestão das vistas exportadas definidas


Existem diferenças entre as definições de exportação a partir da vista standard e da vista explodida. Para mais informação, veja Vistas Explodidas de Montagens


Secções 3D

Com o VariCAD podemos criar secções 3D. As secções podem ligadas ou desligadas em qualquer momento. Se a secções estiver ativa, os sólidos mostrados são cortados pela ferramenta de corte. Se o sólido for parte de uma secção ativa, algumas secções podem não poder ser executadas. Se isto acontecer, irá receber uma mensagem de aviso.

Cada secção é definida por:

  • Nome
  • Planos das secções (ferramenta de corte)
  • Sólidos seccionados

Se for necessário alterar a cor dos planos de corte, pode usar a função Alterar Cor. Troque o modo de seleção para sólidos singulares (partes singulares das árvores booleanas) e selecione um plano de corte, como um objeto para alteração da cor.

Para mais informações acerca da exportação de secções para formato STEP ou IGES, veja Como São Convertidos os Objetos 3D para STEP ou IGES.

Planos de Corte, Ferramenta de Corte

Os planos de corte, são os planos da ferramenta de corte. Se a secção estiver ligada, é executada uma operação similar ao corte booleano e a ferramenta de corte, corta os sólidos seccionados. Como ferramenta de corte, é possível selecionar uma caixa ou qualquer sólido criado por uma extrusão. Se o perfil extrudido contiver mais linhas, a secção possui mais planos de corte. As formas ou localização da ferramenta de corte, define o modo como os sólidos são cortados pela secção.


Em vez da inserção de um sólido singular (caixa ou sólido extrudido), é possível selecionar um plano de secção diretamente – usando um método similar a Cortar por um Sólido Extrudido. Depois, crie um contorno de uma ferramenta de secção e selecione a sua altura e localização.


Tal ferramenta de secção, é editada pelo esboço e redefinição da altura de extrusão.


Recomendamos criar as ferramentas de secção com algum excesso em todas as direções. Se alargar o sólido seccionado pela edição da forma, a secção pode estar comprometida – o plano de secção não está intacto. Nesse caso, selecione a edição de uma ferramenta de secção e alargue-a também.


Gestão de Secções 3D - SEM

Esta função liga ou desliga as secções selecionadas. Permite também a definição de uma nova secção, definir os sólidos seccionados, planos de corte ou cancelar a definição da secção 3D.


Secção 3D - a caixa é a ferramenta de corte


Resultado do corte, a vista é rodada



Gestão das secções 3D. Se uma linha na tabela estiver realçada debaixo do cursor, os contornos da secção correspondente, são realçados no 3D.


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

VariCAD.pt ©