Eixos
Os eixos podem ser criados de vários modos:
- Dois pontos - o eixo é definido como uma linha entre dois pontos, com uma extensão.
- Arco ou círculo - um conjunto de quatro semi-eixos criados no ponto de centro do círculo/arco.
- Eixo de uma superfície de rotação, exportada para o 2D.
- Círculo do passo.
Exemplo de eixos criados no centro do círculo e entre dois pontos.
Se os eixos forem criados nas vistas 3D exportadas a partir do espaço 3D, para o ambiente 2D, as ligações entre os eixos e os objetos 3D correspondentes, são estabelecidas. Depois de alterar a geometria 3D e voltar ao modo 2D, os eixos são automaticamente atualizados. Veja Atualizações automáticas de dimensões, eixos e padrões, depois das alterações no 3D
Ao criar eixos, é possível definir um excesso nas extremidades da linha. Clique no ícone correspondente, na barra de ferramentas. |
Definições do excesso dos eixos
Os eixos podem ser criados pelos seguintes comandos:
Eixos de Arco ou Círculo - CAX |
Selecione um arco ou um círculo e os eixos vão ser criados como quatro semi-eixos, nas direções verticais e horizontal. Ou faça clique com o botão direito do rato e selecione a criação dos eixos a partir do menu que surge.
Selecionar os eixos a partir do menú.
Eixos por 2 pontos – AX2P |
Selecione o primeiro ponto e depois o segundo ponto. O eixo é criado como ligação dos pontos selecionados e com um excesso definido. Se o eixo for criado numa vista 3D exportada para o ambiente 2D, não deve usar este método para a criação de eixos de superfícies de rotação. De outro modo, os eixos podem não ser atualizáveis depois de serem feitas alterações no 3D.
Eixo de uma Superfície de Rotação - LAX |
Este método existe para eixos de superfícies de rotação, exportadas do 3D para as vistas 2D. Os pontos dos eixos são selecionados, se mover o cursor por cima da extremidade da linha ou do círculo, criados pelo limite exterior da superfície de rotação. Os pontos realçados juntamente com o segmento do eixo. O clique com o botão esquerdo do rato, realça o ponto. Veja as imagens abaixo.
Um sólido com a secção ligada, o eixo é criado como um eixo de um furo.
Selecionar o primeiro ponto do eixo
Selecionar o segundo ponto do eixo, as linhas guias são mostradas automaticamente
Eixo criado
Pitch Circle - AXPC |
Selecione um círculo exterior ou um furo interior, depois selecione um círculo localizado no círculo primitivo. Deve ser criado um círculo primitivo e os eixos adicionais. Ou pode fazer clique com o botão direito do rato no círculo exterior, furo interior ou um círculo localizado no círculo primitivo. Selecione a criação de um círculo primitivo a partir do menu.
Selecione a criação do círculo primitivo a partir do menú.
O círculo primitivo é mostrado e os círculos detetados, são realçados. Selecione os eixos a partir do menú.
Criar eixos adicionais.
O círculo primitivo e os eixos selecionados, são criados.
Axes - AXI |
Esta função mostra um menú com todas as quatro possibilidades.