|
Interface, informação básica |
Interface, exemplos de vários passos de inserção, como cliques com os botões do rato, teclas de atalho e combinações. Exemplos de deteção, seleção de objetos e alterações de vista.
Ferramentas para a localização 2D |
Barras de ferramentas flutuantes, pop-up menu. Pontos de localização do objecto 2D. Comprimento fixo (bloqueado), ângulo ou coordenada (usando a tecla TAB). Coordenadas XY, Dx Dy, ângulo e raio (usando as teclas K, D, R). Linhas de construcção. Grelha auxiliar (localizada pela barra de espaços). Linhas de construcção temporárias. Alteração do centro de coordenadas (usando a tecla K). Centro de coordenadas temporário (para os valores XY mostrados). Coordenadas 2D mostradas. Alteração de onde é medida a localização de Dx Dy. Inserir Dx Dy a partir de uma localização selecionada (usando a tecla D). Centro de coordenadas + TAB (valor bloqueado). Centro de coordenadas + TAB + linhas de construcção temporárias. Centro de coordenadas + Dx Dy (usando a tecla D). Desactivar a detecção automática de objectos 2D – clique e mantenha a tecla F2
Selecção de objectos 2D |
Barras de ferramentas flutuantes, pop-up menu. Selecção de acordo com o tipo de objecto (filtro de selecção). Selecção de acordo com o atributo do objecto – cor, tipo de linha... (filtro de selecção). Selecção usando o clique com o botão direito do rato, num objecto 2D. Alteração dos atributos dos objectos 2D (cor, tipo de linha...). Selecção de todos os círculos, excepto os vermelhos (usando a palete de cores por defeito).
Linha |
De um ponto para outro ponto. Usar linha guia. De acordo com os valores inseridos do teclado (xy, dx dy, ângulo raio, invocado clicando nas teclas K, D, R). Usar valores (bloqueados) fixos (usando a tecla TAB). Combinação de várias ferramentas (TAB, dx dy...). Linhas tangente.
Rectângulo |
Por duas localizações opostas. Usar valores (bloqueados) fixos (usando a tecla TAB). Distância diagonal.
Multi-linha |
Paralela para um lado, a partir da polilinha central. Paralela para ambos os lados, a partir da polilinha central.
Círculo |
Centro e ponto no círculo. Centro e raio. Dois pontos. Três pontos. Como tangente a 2 objectos. Como tangente a 3 objectos.
Peças de Revolução |
Veio – vista frontal. Veio – criar um contorno.
Polígono: hexágono |
O círculo guia está dentro, a orientação do polígono, está na aresta. O círculo guia está fora, a orientação do polígono, está no vértice.
Arrastar um círculo para o centro do rectângulo |
Arrastar, começar por Ctrl+Shift+mover o cursor por cima do objecto. Arrastar – clicar com o botão direito do rato. Dois métodos, localização diferente no centro. Arrastar, clicar num ícone. Usar Ctrl+X, Ctrl+V. Translacção por um vector definido. Translacção para um centro mudado. Localizar, usando o movimento incremental do cursor.
Estiramento de objectos |
Estiramento, arrastar pelo cursor. Alterar o comprimento de uma linha (estiramento). Alterar o raio de um círculo (pelo movimento do cursor). Escala anisotrópica, espelho.
Boleamento |
Boleado de cantos 2D, acesso imediato (usando a tecla Shift). Boleado de cantos 2D. Chanfros em cantos 2D, acesso imediato (usando a tecla Shift). Chanfros em cantos 2D. Criar um canto (usando a tecla Shift). Edição de um raio de um boleado.
Dividir ou estender um objecto 2D |
Estender até uma fronteira. Criar um círculo complete, a partir de um arco. Remover um segmento. Cortar. Dividir um objecto por uma fronteira. Dividir um objecto por um ponto.
Alterar os atributos de um objecto 2D |
Alterar a cor. Alterar o tipo de linha. Alterar os níveis. Objectos esconder/mostrar (vísivel/invísivel). Alterar a espessura mostrada - 1 ou 2 pixels.
Dimensionamento Inteligente |
Dimensionamento horizontal e vertical, usando linhas temporárias (tecla Shift para centramento). Dimensionamento em série (usando a tecla Ctrl para definir o primeiro ponto). Dimensionamento por linha base (paralelo), usando a tecla Ctrl para definir o primeiro ponto. Dimensionamento alinhado (diagonal), definido por um comando (clique num ícone), ou na tecla Ctrl + mover por cima de uma linha ou dimensão. Dimensionamento de chanfros (tecla Shift para detectar um chanfro). Dimensionamento de boleados, diâmetros e roscas. Dimensionamento Angular. Numeração de itens.
Definições |
Formato do desenho, limite da folha. Escala do desenho. Usando níveis 2D, alterações automáticas dos níveis 2D. Configurações por defeito para um ficheiro novo.
Criar um desenho 2D |
Desenhar objectos 2D e preencher as legendas manualmente, na área 2D. Objectos 2D e legendas, criadas automaticamente a partir do espaço 3D. Impressão para PDF.
Seleção de sólidos |
Trabalhar com sólidos 3D. Exemplos de inserção de sólidos, seleção ou transformação.
Transformação de um sólido |
Exemplos de inserção de sólidos, deteção e transformação. Exemplos de cópia de sólidos.
Formas sólidas singulares |
Criação de formas sólidas pré-definidas (Caixa, cilindro, cone, tubo...). Todos os sólidos podem ser criados por rotação, extrusão ou lofting de contornos.
Extrusão, rotação total ou parcial de um contorno |
Criação de sólido por extrusão, rotação total ou parcial de um contorno.
Lofting de um retângulo para um círculo |
Criação de um sólido por lofting de um retângulo para um círculo.
Lofting de um retângulo para um ponto singular |
Criação de um sólido por lofting de um retângulo para um ponto singular.
Lofting entre vários contornos |
Criação de um sólido por lofting entre vários perfis planares.
Lofting entre perfis rodados simetricamente ao redor de um eixo |
Criação de um sólido por lofting entre vários perfis planares.
Varrimento de um contorno 2D no espaço 3D |
Varrimento de um contorno 2D – criação de um corrimão, tubo...
Criação de tubos ou cabos |
Criação de tubos, cabos (corrimão, cabos, cordas...).
Rotação e lofting de contornos |
Rotação e lofting entre dois contornos diferentes, como por exemplo, entre um círculo e um retângulo ou entre círculos com raio diferente. A alteração do perfil, é linear ou permite a direção tangente em ambas as extremidades.
Superfície helicoidal |
Criação de uma superfície helicoidal, por rotação e extrusão de um contorno 2D, executada de forma simultânea.
Criação de furos e rasgos |
Criação de furos simples e furos roscados, cortando por um contorno extrudido, criando um rasgo ou cortando por uma caixa. O eixo X de uma ferramenta, é sempre perpendicular à superfície selecionada.
Cascas, peças metálicas de espessura fina |
Criação de uma peça metálica de espessura fina, usando as ferramentas das cascas.
Edição de elementos sólidos |
Edição de elementos sólidos, pela alteração das suas dimensões. Os valores podem ser definidos em tabelas ou por dimensões 3D. Edição de dimensões juntamente com a alteração na localização de elementos sólidos.
Edição de elementos sólidos pela alteração dos seus contornos de criação |
Edição de formas básicas pela alteração dos seus contornos de criação.
Edição de elementos sólidos, seleção pelo cursor ou a partir do esquema |
Um elemento sólido, pode ser selecionado pelo cursor (clique e mantenha pressionado a tecla Ctrl, mova o cursor por cima deste), ou a partir do esquema da Árvore Boolena.
Edição de tubos e cabos 3D (contêm constrangimentos) |
Exemplo de criação de um cabo 3D, rosca e constrangimento geométrico. O próximo passo, mostra a sua edição.
Montagem, Peças, Desenhos 2D |
1. Uma placa 10x100x100mm, uma matriz de 4 parafusos (parafusos de cabeça hexagonal) M12-50. De seguida, um tubo 50x4 - comprimento 120. Alterar a sua visualização para transparente. Inserir uma caixa 10x50x30mm, criar uma cópia idêntica e inserir um parafuso M12-60. Depois inserir uma porca e anilhas correspondentes. 2. Alterar as dimensões da caixa, alterar o comprimento do parafuso para 65mm e depois, executar a interferência entre sólidos. Os furos para os parafusos, são criados pelo corte e manutenção da ferramenta cortante (um parafuso). 3. Os materiais estão definidos (graus do aço...), o volume, a massa e as áreas de superfície estão verificadas. Trabalhar com um esquema de montagem, usando uma legenda para a montagem, definição dos atributos do sólido (peça) e criação da montagem – ligações da peça (isto é uma das alternativas). A montagem está guardada. Na interface da Lista de Materiais, a numeração de itens é criada automaticamente e as escalas do desenho e os formatos, estão definidos. Finalmente, vão ser verificadas a massa e a área de superfície e copiados alguns dos atributos comuns. 4. Guardar as ligações da sub-montagem (é criada uma sub-montagem soldada). 5. Na interface da Lista de Materiais, estão definidos o nome, o número do desenho e a numeração do item. É verificada de novo o somatório da massa. 6. Abrir a sub-montagem, abrir o primeiro ficheiro da peça e criar os dados 2D a partir das vistas 3D. Depois, inserir os limites para a folha, uma legenda, criar os eixos e as dimensões, guardando e fechando o ficheiro para terminar. De seguida, abrir a segunda peça e de novo, criar os objectos 2D a partir das vistas 3D, inserir um limite para a folha, uma legenda, a numeração para o item e guardar, fechando mais uma vez para terminar. Na próxima etapa, criar os objectos 2D a partir da montagem 3D. Finalmente, executar a renderização melhorada (usando a tecla Ctrl+F1).